Já tem uma bicicleta e gostaria de ter uma elétrica? Você pode transformar a sua bike em uma elétrica, sem precisar comprar outra. Saiba como.
As bicicletas elétricas já são uma realidade nas grandes cidades. Precisando cada vez de soluções não poluentes nas grandes metrópoles, as bikes elétricas são uma alternativa as motos e carros elétricos existentes no mercado e que tem um custo bastante superior. Mas e se você já tem uma bicicleta e não pode ou não quer se desfazer da mesma? Existe uma solução. Neste artigo iremos fornecer informações para você transformar a sua “amiga” em um veículo motorizado.
Conheça os Kits
As ofertas disponíveis no mercado são muitas e de vários valores. Isso significa que todos os “bolsos” podem sim adquirir um kit e transformar sua bicicleta em elétrica. Mas porque efetuar essa transformação? É inegável que, com o engarrafamento das grandes cidades, poder se deslocar sem precisar de carro é uma grande vantagem, porém os valores das motos e scooter ainda são muitos altos. As bicicletas são sim uma alternativa.
E várias são as vantagens. Se você mora a uma distância considerável do seu trabalho ou de lugares que frequenta com frequência, vai querer sim a ajuda de um motor de vez em quando. E não é só a distância, quando se carrega peso ou algum objeto a vantagem é significativa.
Durante a mudança, você pode optar por alterar sua roda dianteira ou por utilizar os kits por fricção. Para decidir entre os modelos, analise sua bicicleta para saber o que mais se adequa. Estude bastante as opções do mercado.
Em uma busca rápida pela internet podemos ver vários modelos. Os valores variam, vão de R$ 1.800 à R$ 4.000, nacionais ou importados. Isso depende do aro, da capacidade da bateria e da velocidade de motor que você deseja. Um dos fatores de suma importância para decidir qual kit usar é a bateria. Ela vai determinar a autonomia que seu modelo terá. É preciso verificar também vida útil e custo-benefício do equipamento.
Em geral, há uma grande diferença entre kits de bicicletas elétricas e convém pesquisar com cuidado. Há kits com boa capacidade de bateria que praticamente permitem que se use a bicicleta elétrica como moto. Outros, são só mesmo para aquela força extra numa subida, pois sua bateria esgota rapidamente. Há, também, aqueles que vão usar o freio regenerativo, que vai realimentar a bateria a cada vez que você aciona o freio. Enfim, convém ver com cuidado.
Texto: Cíntia Silva
Na imagem, um kit de bicicleta elétrica da Saili, que pode ser encontrado no Alibaba.