Volvo XC40 2023 virá com novos motores (B4 e B5) e muita tecnologia

A nova versão híbrida, conta com design renovado, cabine prática, diversos recursos tecnológicos e novas cores.

A Volvo lançou recentemente no mercado o seu modelo para 2023 do XC40, um SUV bastante elegante e já consagrado da linha de veículos ofertados pela marca. Concorrente direto de outros modelos como o BMW X1 e o Mercedes-Benz GLA-class, este tenta se diferenciar nos motores e também em recursos tecnológicos.

São dois motores instalados pela Volvo para dar conta do recado: B4 e B5, com sistema hibrido. A versão 2023 também ganhou para-choque dianteiro e novas cores: Bright Dusk Metallic, Platinum Grey Metallic e Silver Dawn Metallic.

Sobre os dois motores, cada um oferece uma potencia diferenciada: o B4 chega a 197 cavalos de potência, elevando-se para 247 cavalos no motor B5. São quatro cilindros 2.0. O motor B5 combina a tração nas quatro rodas, já o B4 vem com tração dianteira. Outro recurso que ajuda no desempenho é a transmissão automática de oito velocidades.

O XC40, mesmo não sendo o modelo mais caro da marca, traz alguns recursos de tecnologia interessantes. O sistema de entretenimento é baseado no Google, com uma tela sensível ao toque de 9 polegadas. O sistema interno é bastante otimizado e fácil de manusear, segundo a imprensa especializada.

O XC40 também foi pensando na segurança. Alguns recursos podem ser decisivos. Destes, destacam-se a frenagem de emergência automatizada com detecção de pedestres, aviso de saída da faixa padrão com assistente de manutenção de faixa, controle adaptativo disponível no modo de condução semiautônomo.

Comparativos com a versão 2022

O XC40 2023 é uma evolução, se comparado ao modelo 2022, mas bastante tímida. No modelo passado, os principais destaques foram o acréscimo de uma porta bagageira elétrica, faróis de neblina dianteiros e travas para crianças.

Sobre os motores, a versão anterior também incluía dois motores: o T4 e T5, com desempenho levemente inferior. O T4 tinha potencia de 184 cavalos e o segundo, 248 cavalos.

Outra inovação do modelo 2022 diz respeito ao design interno, ao qual também ganhou melhorias, que estão inclusas no 2023, como espaço maior nos bancos dianteiros, acabamento texturizado e manopla de cambio.

Disponibilidade no Brasil

No Brasil, o XC40 já é bastante conhecido do motorista, sendo o líder de vendas em sua versão elétrica. A versão tradicional, abordada aqui na matéria, ainda não está disponível no país até o fechamento desta matéria, mas nos Estados Unidos, o mesmo pode ser encontrado a partir de 37 mil dólares.

Por outro lado, o XC60 tem preços a partir de 400 mil reais, sendo este mais avançado que o seu modelo com nomenclatura menor. Já o XC40 de 2022 continua a venda, por preços a partir de 310 mil reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *