O novo Mitsubishi ASX, lançado na Europa, é um rebadge da Renault Captur da nova geração. Mesmo carro, com logotipo de Mitsubishi.
Depois de apresentar diversas informações preliminares e teasers à imprensa, finalmente a Mitsubishi lançou oficialmente o seu modelo ASX 2023. Sendo um Renault Captur de nova geração (ainda não presente no Brasil), desnecessário dizer que o carro está bastante diferente da sua última versão e seu foco está voltado principalmente para a Europa, onde será posto à venda em março de 2023. Vale lembrar que o modelo passou mais de 10 anos na mesma geração e precisava urgentemente de uma revitalização.
O Mitsubishi ASX 2023 utiliza a plataforma modular CMF-B, que foi criada pela Renault. Basicamente, o que a Mitsubishi acabou fazendo com o novo ASX 2023 é um rebadge do Renault Captur. Ou seja, o SUV conservou praticamente todas as características mecânicas e estéticas do modelo da Renault, porém, trocou o seu logotipo. Na parte da frente, a principal mudança está em sua grade, que foi alterada pensando em aproveitar o recorte do capô, que originalmente foi projetado para encaixar o logotipo da Renault no Captur.
Nas laterais do novo SUV, podemos observar a presença de rodas de 17 ou 18 polegadas. Já na parte traseira o destaque fica para o para-choque, que agora possui um difusor integrado.
Já na parte interna, o ASX 2023 está praticamente idêntico ao Renault Captur, tendo de diferença apenas os logotipos da Mitsubishi ao invés da Renault. O modelo ainda conta com uma central multimídia com tela de 9,3 polegadas (sendo de apenas 7 polegadas nas versões mais básicas), que se conecta ao Apple CarPlay e Android Auto.
O novo modelo da Mitsubishi ainda chegará ao mercado equipado com o sistema MultiSense (com modos de condução My Sense, Sport, Pure e Eco), além de contar com sistema de frenagem de emergência, câmera de ré, detector de pontos cegos e sensor de estacionamento. Vale lembrar que as versões mais caras do modelo virão ainda com câmbio automático, assistente de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, entre outros.
O ASX 2023 terá 1,80 m de largura, 4,23 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos e 1,54 m de altura. Com estas medidas, o modelo é cerca de 9 cm mais baixo e 12 cm mais curto que a sua versão anterior. O porta-malas do carro também passou por uma alteração e teve a sua capacidade reduzida, indo de 397 litros na versão anterior para 332 litros na versão atual.
Com estas mudanças, o Mitsubishi ASX 2023 irá mudar o seu posicionamento no mercado, concorrendo agora com o Opel Mokka, Peugeot 2008, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross.
O veículo será vendido com 4 opções de motor: o 1.0 Turbo, o 1.3 híbrido leve, o 1.6 híbrido completo e o 1.6 híbrido plug-in.
O modelo deverá ser lançado na Europa no mês de março de 2023. Ele será produzido junto com o Captur, na fábrica da Renault em Valladolid, na Espanha. Já fora da Espanha não se sabe quando o modelo deverá chegar às concessionárias. Aqui no Brasil, o Mitsubishi ASX mudou de nome e passou a se chamar Outlander Sport, que segundo a mídia especializada, já teve a sua produção encerrada na fábrica da montadora em Catalão (GO).
Resta agora apenas aguardar e torcer para que a Mitsubishi resolva trazer para o Brasil este novo modelo, já que a Captur deve sair de linha no Brasil.
Imagens: Mitsubishi/divulgação