Blindado do futuro: tendência de carros autônomos chega ao meio militar

A empresa de defesa alemã Rheinmetall revela o guerreiro de combate autônomo Wiesel

Muitos são os veículos direcionados á combates em postos militares e seus atributos funcionais. Mas, no momento, se fala muito sobre a criação de veículos de combate autônomos, que nada mais são do que criações que podem ser futuristas e muito emergentes para auxiliarem na demanda de tarefas, ou apenas para preparos mais específicos de áreas militares.

Na Alemanha, por exemplo, uma empresa de produtos de defesa chamada Rheinmetall desenvolveu um veículo autônomo muito específico, com a intenção de melhorar questões de segurança populacional ou social, como é chamado nesse quesito. O veículo está sendo chamado de ACW Wiesel, e pode ser instalado e conduzido por nada menos que um kit especial e autônomo, que inclusive pode ser utilizado em outros veículos de categoria militar, como caminhões de força tática Boxer, HX ou Lynx.

A funcionalidade desses veículos não é nenhum segredo. Ela é ativada automaticamente por um operador do modo autônomo que indica logo no início o destino a ser seguido pelo veículo, e tudo isso através de um tablet, que faz parte desse kit especial autônomo. E o sistema é tão inteligente que é capaz de fazer o veículo se desviar de árvores, pedras grandes e também de obstáculos bem maiores e imprevisíveis, pois possui um sistema de sensores preventivos de acidentes e batidas durante o seu percurso, podendo até seguir tranquilamente veículos maiores do que ele, como caminhões de porte grande, e por destinos mais longos, estando no modo comboio, ou de escolta, quando ele é devidamente ativado em seu sistema.

Além de ser um veículo completamente automatizado e inteligente, o Guerreiro de Combate Autônomo Wiesel, ou Autonomous Combat Warrior Wiesel (ACW Wiesel) como está sendo chamado em inglês, também é habilitado para ser utilizado manualmente ou através de operações controladas á distância por um controle remote, no caso. E, posteriormente novas atualizações poderão serem realizadas em seu sistema, como sensores de localização de soldados, além de detecção de comportamentos e presenças e outras características de inteligência artificial para melhorias contínuas em suas manobras.

Aparentemente a empresa já disponibilizou mais informações sobre o veículo, e qualquer pessoa pode acessá-las em seu site oficial da Rheinmetall, e conhecer melhor todas as funções dele, bem como também outras atualizações que estão por vir dentro do pacote. Mas ainda não há previsões da disposição total dele nos postos militares. Pelo jeito todos deverão aguardarem mais um pouco as informações sobre lançamentos e disponibilidades futuras.

ACW Wiesel

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *