VW – 15 lançamentos no Brasil até 2025 – Gol SUV, Tarok, Kombi elétrica etc

VW vai lançar 15 novos carros até 2025, para reformular sua linha no Brasil. Entre eles, modelos elétricos, híbridos leves, e os esperados Gol SUV, Tarok e ID.Buzz, a Kombi elétrica.

Correndo atrás de novidades e da concorrência (a Stellantis já anunciou 43 lançamentos até 2025), a Volkswagen anunciou na última terça-feira, dia 20 de setembro, que irá iniciar um novo ciclo de investimentos aqui na América do Sul. No total, serão investidos R$ 7 bilhões até o ano de 2025 para o lançamento de 15 novos carros, incluindo o mercado brasileiro.

Além do lançamento do novo Polo na linha de 2023, que teve uma pequena reestilização, está incluso no pacote também o novo Jetta GLI. Sendo assim, ainda se espera outras 13 novidades ainda para os próximos três anos.

Sabe-se que a marca alemã já está preparando a renovação para o seu sedã Virtus, bem como o lançamento do modelo que irá substituir o Gol já em 2023. Trata-se do Polo Track, que já encara, portanto, uma dura missão de se encaixar. Além desses, já está a caminho do Brasil o novo Tiguan Allspace, fabricado no México e que voltará na versão híbrida e que estreou reestilizado no final do ano de 2021.

Conforme o diretor de operações (COO) da Volkswagen no Brasil, bem como vice-presidente de Finanças e de Estratégias de TI, Ciro Possobom, além dos investimentos em nova frota, ainda será inaugurado o Centro de P&D, com o objetivo de fomentar ainda mais o trabalho por meio de novas tecnologias em torno da neutralização do carbono e na produção de biocombustíveis.

Sistemas híbridos na VW

Para 2023, a VW já prepara o lançamento do sistema inédito eTSI, nome dado ao conjunto híbrido leve flex que estará equipando os carros nacionais e compactos da marca. Sendo assim, a estréia deve ser no novo Polo, que dará início aos objetivos em torno da eletrificação dos veículos no país.

Entre os planos da montadora, portanto, está o de ser uma das pioneiras em tecnologia híbrida para carros de menor custo, bem como aconteceu com o sistema “Total Flex” no início do século.

A princípio, virão sistemas híbridos leves, que não permitem que se use exclusivamente o motor elétrico, mas conseguem aliviar o motor a combustão quando em movimento. Com isso, teremos menores emissões de gases e de consumo.

Na Europa, essa tecnologia já está disponibilizada com o motor 1.0 TSI a gasolina. Para o Polo, a promessa é de impressionantes médias com combustível fóssil de 23 quilômetros por litro.

E os elétricos?

A marca pretende lançar no Brasil também os modelos eletrificados da gama ID. Durante o festival Rock In Rio, foi apresentado ao público o SUV ID.4, que desembarcou já no início do ano e que está em fases finais de testes, chegando em breve às lojas brasileiras. Ainda, a Volkswagen deve lançar também o hatch ID.3, muito parecido em suas dimensões com o Golf, e também a ID.Buzz, que se trata de uma releitura bem moderna da popular Kombi.

VW ID.4

VW Kombi elétrica ID.Buzz

E o restante dos modelos que serão lançados?

Podemos incluir entre os novos lançamentos da VW a picape média Amarok, que em 2023 ganhará uma atualização já na Argentina. Ainda, será desenvolvida uma nova geração para a Saveiro, com estréia prevista para 2024. A base da picape será a plataforma MQB-A0, a mesma encontrada no T-Cross, Nivus, Virtus e Polo.

A maior expectativa tem sido depositada na inédita Tarok, também produzida na Argentina na base do SUV médio Taos. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo do ano de 2018, surgiu o protótipo, sendo utilizado esse na época para o SUV mais compacto T-Cross. Usando a arquitetura maior, a futura picape terá um porte intermediário e estará disputando mercado com o a Fiat Toro, por exemplo.

VW Tarok

E o famoso Gol?

Previsto para 2025, um dos lançamentos e investimentos mais certos da marca é para o mini SUV. Essa é considerada, inclusive, a cereja do bolo da Volkswagen.

Como já falamos anteriormente, o Polo Track é o substituto do conhecido Gol. Porém, há um projeto para um pequeno utilitário, chamado até o momento de “novo Gol”. Resta aguardar se o sucesso será o mesmo como foi do veterano que já está à venda desde o ano de 1980 e que passou por diversas mudanças desde lá.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *