Desconto de 50% no IPVA de carros híbridos e elétricos em São Paulo

Município de São Paulo aprova desconto no IPVA para carros híbridos e elétricos.

Boa notícia para os donos de carros híbridos e elétricos na cidade de São Paulo (SP). É que na última semana, o Prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) autorizou um aumento no valor do desconto no IPVA de veículos eletrificados na cidade. A medida terá validade até mesmo para os modelos que forem movidos a célula de hidrogênio, tecnologia que ainda está em fase de desenvolvimento e que deverá demorar mais um tempo até que esteja disponível no Brasil.

Com a decisão tomada pelo prefeito, os donos de veículos híbridos e elétricos terão um desconto de 50% no valor do IPVA, justamente a parte do imposto que seria recebida pelo município. Com isso, os proprietários destes veículos precisarão pagar apenas metade do imposto, justamente a parte que vai para os cofres do Governo do Estado.

Um detalhe importante de se mencionar é que desde o ano de 2014 os proprietários de veículos híbridos e elétricos possuem desconto no IPVA da cidade de São Paulo. Apesar disso, este desconto só valia para veículos que custam até R$ 150 mil. Com isso, boa tarde dos modelos de carros elétricos vendidos no Brasil ficavam de fora do benefício. Não bastasse isso, desde aquela época não havia um sistema para a devolução desta taxa. Porém, no ano passado (2021), a Prefeitura sancionou uma nova lei que permite que o valor do imposto possa se tornar crédito para o pagamento do IPTU.

IPTU também terá Desconto

Aproveitando que estamos falando sobre desconto no IPVA, no início de setembro o prefeito Ricardo Nunes informou que todos os veículos elétricos e híbridos iriam ganhar desconto no imposto. Com este abatimento, parte do valor do IPVA poderá ser convertido em crédito para realização do pagamento do IPTU. Com isso, o imposto sobre imóveis poderá ter um desconto de até R$ 3.292,21.

Eletrificação da Frota de Carros de São Paulo

O anúncio sobre o desconto no IPVA de São Paulo para carros híbridos e elétricos ocorreu durante o 30º Congresso e Expo Fenabrave, que aconteceu entre os dias 20 e 21 de setembro no São Paulo Expo. Em seu discurso, Ricardo Nunes deixou bastante claro que esta medida fazia parte de uma série de medidas que a prefeitura iria tomar no intuito de “tornar a cidade mais limpa”. Outra medida que deverá ser adotada na cidade é a substituição da frota de ônibus movidos a diesel por outros elétricos a partir do ano de 2024. Ao todo, a Prefeitura de São Paulo prevê que cerca de 2,6 mil modelos com zero de gases poluentes circulem pela cidade.

Carro elétrico carregando

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *