Estudantes holandeses criam carro que captura CO2 do ar

ZEM foi projetado para ser um carro totalmente ecológico, com capacidade de consumir dióxido de carbono da atmosfera e elaborado com materiais recicláveis.

As novidades no segmento de automóveis não param nos últimos anos, e cada vez mais modelos diferenciados surgem para trazer possibilidades para o mercado de modo geral.

Recentemente, estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos, criaram o que estão chamando de conceito ZEM. Este é um carro que foi projetado para ser tão ecológico, que tem capacidades jamais vistas no segmento até então. Este é um modelo que tem a capacidade de consumir o dióxido de carbono (CO2) que está presente na atmosfera.

A ideia do projeto que foi criado por estes estudantes, é que este automóvel seja desenvolvido com o objetivo de conseguir minimizar ao máximo as emissões de CO2, não somente no momento em que este esteja sendo utilizado, mas também ao longo de todo o processo de produção. Assim, uma das soluções que está sendo usada para tal é a de que a carroceria do modelo seja feita em sua grande maioria com plásticos que foram reciclados, e também com painéis impressos em 3D.

Um outro detalhe interessante, que foi adicionado pelos estudantes ao projeto, é que o ZEM conta também com um conjunto motriz elétrico. Algo natural, entretanto, visto que os carros que contam com baterias não emitem de fato o CO2 através do seu escape. Apesar disso, os estudantes resolveram ir além com a proposta diferenciada.

O ZEM possui também um sistema que funciona coletando o CO2 do ar, como destacado. A tecnologia usada para isso foi criada por eles, com a finalidade de transformar o carro em um “aspirador”, que retira até dois quilos de dióxido de carbono a cada 20 mil km rodados.

Sendo assim, a quantidade de CO2 pode não ser tão grande, ao se comparar com outras situações, visto que uma árvore, por exemplo, possui uma eficiência maior neste sentido. São necessários cerca de 10 carros para consumir a quantidade em questão de C02 que uma árvore conseguiria. Os estudantes destacaram que haveria um impacto muito grande para o meio ambiente com a adoção de um sistema desta natureza.

Portanto, a criação deste sistema traz uma perspectiva muito maior para o futuro dos automóveis, visto que cada vez mais as empresas têm se preocupado em adotar modelos que contam com uma sustentabilidade maior, e que estejam de acordo com as regras estabelecidas com o objetivo de proteger o meio ambiente, que tem crescido cada vez mais ao redor do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.