Modelos elétricos Volvo FH, FM e FMX possuem capacidade total de até 44 toneladas e já estão sendo produzidos na Europa.
Recentemente a Volvo Trucks anunciou o início da produção de uma série de caminhões elétricos. De acordo com o que foi divulgado pela marca, os modelos possuem até mesmo já uma definição de nomes. A marca está chamando os modelos da série de Volvo FH, FM e FMX. Eles possuem uma capacidade total de até 44 toneladas. Com isso, a marca agora se tornará a primeira a começar uma produção especializada em caminhões elétricos pesados, de forma regular e também em uma escala industrial.
A novidade da marca agora traz consigo uma nova perspectiva para o setor de caminhões. Isso, pois abre portas para que mais empresas comecem a trazer esta realidade para o setor. De acordo com o que foi destacado pelo próprio presidente mundial da Volvo Trucks, Roger Alm, este é um marco que mostra que a empresa está liderando a transformação da indústria neste sentido, já que será a primeira a liderar uma produção em série de caminhões pesados elétricos.
O projeto, de acordo com o que foi divulgado pelo presidente da empresa, é algo que transformará o mercado da Europa, e ajudará no transporte de cargas na localidade. A ideia é que com o tempo isso também seja realizado em vários outros continentes e que haja uma expansão dos modelos elétricos de caminhões para o mundo todo.
Outro detalhe que já se sabe a respeito da produção dos novos caminhões elétricos da marca, é que eles serão produzidos na fábrica que fica localizada em Tuve, em Gotembrugo, na Suécia. Em seguida, no próximo ano, a expectativa é de que o mesmo seja feito para que os modelos cheguem em Ghet, na Bélgica. Vale destacar que os veículos elétricos pesados irão ser fabricados na mesma linha de montagem onde são feitos os veículos com motor a combustão, o que faz com que haja assim uma flexibilidade maior na produção.
As baterias que estão sendo usadas para os veículos em questão são fornecidas pela nova unidade de montagem da Volvo Trucks em Ghet. Um detalhe relativo a esta decisão da marca é que a demanda de caminhões elétricos tem crescido cada vez mais em diversos mercados. Isso vem do fato de que embarcadores tem necessitado de veículos de transporte livre de combustíveis fosseis, para atingir suas metas de sustentabilidade, em especial na Europa, onde a produção será iniciada.
Os objetivos da Volvo Trucks são vastos, e a ideia é que sejam criados modelos pesados e semipesados em ampla gama, para trazer um grande catálogo de caminhões desta natureza. A linha elétrica tem também por objetivo atender uma boa parte da demanda de transporte da Europa.