Bateria com recarga ultrarrápida – carro elétrico abastecido em apenas 5 minutos

Mercedes Benz e Volvo testam bateria que em apenas 5 minutos recupera 160 km de autonomia

O uso de carros elétricos está se tornando uma realidade cada vez mais presente nos dias atuais. A adoção da energia elétrica como fonte de alimentação deste tipo de veículo requer baterias que sejam capazes de garantir uma boa autonomia e que possam proporcionar um tempo de carregamento bem mais rápido.

Paralelo ao desenvolvimento deste tipo de automóvel, as fabricantes de acumuladores de carga elétrica se desdobram para trazer ao mercado novas soluções que permitam maior eficiência e durabilidade.

Neste sentido, o desafio não é somente a quantidade de energia elétrica fornecida, mas a capacidade de fornecer um carregamento ultrarrápido e garantir uma maior autonomia para os carros que usam este tipo de energia.

Estes tipos de baterias são classificadas dentro da indústria energética como de carregamento ultrarrápido ou de carregamento extremamente rápido. Em inglês, “Extreme Fast Charging” e as primeiras unidades já começaram a ser testadas em algumas marcas de luxo como a Mercedes Benz e a Volvo.

Os testes que já estão sendo feitos pela empresa israelense StoreDot começaram oficialmente em 2012 e já mostraram a capacidade de recuperação em torno de 100 milhas, o que dá cerca de 160km para um veículo comum e em condições normais de uso. Tudo isto em um tempo de recarga de apenas 5 minutos.

A empresa já reportou, por meio de seus canais oficiais de comunicação, que os resultados obtidos com este tipo de equipamento foram devido a uma série de modificações nos dispositivos de cargas (baterias).

Estas alterações incluem alterações tanto na estrutura quanto na composição química dos elementos internos que permitem a geração de energia.

Para uma capacidade de recarga mais rápida, a empresa israelense trocou o tradicional ânodo de grafite de partículas de lítio das baterias convencionais por um material desenvolvido internamente e que usa a difusão de nanopartículas que possibilitam um deslocamento bem mais rápido de íons(cargas elétricas). Vale salientar que este tipo de componente foi patenteado pela própria StoreDot.

O resultado de todo este processo é a obtenção de uma recarga bem mais rápida, mais estável e bem mais segura do ponto de vista operacional.

A fabricação deste tipo de bateria já chamou a atenção de grandes marcas do mercado tecnológico mundial como a Samsung, a EVE Energy e a TDK. Elas estariam também em fases de testes com o desenvolvimento de baterias do mesmo tipo para seus equipamentos.

A StoreDot já anunciou que, baseada nos resultados obtidos com este primeiros dispositivos, a intenção é a produção em larga escala a partir de 2024. Além disto, a marca ainda não finalizou a fase de teste e o objetivo é um aprimoramento do dispositivo que permita uma recarga com a mesma eficiência em um tempo menor de cerca de três minutos até 2028 e de dois minutos com conclusão para o ano de 2032.

Por Daniel Feitosa

bateria carregamentoultrarapido

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *