Inicialmente, 5 modelos de motos elétricas são previstos para 2022-2024 nos mercados de EUA, Japão, Europa e China. Em 2025, Brasil pode estar incluso.
Recentemente, a montadora Honda anunciou por meio de uma coletiva de imprensa alguns dos principais planos da marca para as próximas décadas. De acordo com o anúncio, realizado no último dia 13 de setembro de 2022, entre as metas para o futuro da companhia estão iniciativas voltadas para o segmento de motocicletas elétricas.
Segundo a empresa, eles foram desenvolvidos visando cumprir uma meta ambiciosa: atingir a tão almejada neutralidade de carbono até o ano de 2050, tanto no que diz respeito aos produtos da marca quanto as emissões que surgem em decorrência de suas atividades corporativas.
10 novos lançamentos
A Honda é uma companhia que sempre acompanha de perto as principais tendências do mercado. No setor de veículos elétricos não foi diferente e a empresa prevê que o mercado continuará crescendo exponencialmente nos próximos anos. A partir dessas e análises e perspectivas para o futuro, a fabricante também anunciou que pretende apresentar diversas opções de motocicletas elétricas até o de 2025.
Para a japonesa Honda Motor Company, Limited, a expectativa é de que sejam apresentadas ao público 10 ou mais opções de motos elétricas até o ano referido acima.
De acordo com a Honda, os objetivos já foram definidos e estão bastantes claros. A fabricante pretende ampliar as vendas anuais desses modelos de motocicletas para algo em torno de 1 milhão de unidades.
E isso tem prazo para a acontecer. Conforme a marca japonesa, os próximos cinco anos é que serão decisivos. Caso tudo ocorra como o planejado, a partir de 2030, a Honda passará a contar com 3,5 milhões de unidades no campo elétrico. Esses números representam cerca de 15% do total dos negócios de venda da marca.
De acordo com a Honda, tudo foi pensado e planejado com foco nas necessidades do consumidor. Por isso, os modelos de motocicletas elétricas que chegarão nos próximos anos terão como direcionamento diferentes públicos. Entre as opções temos:
- Motos elétricas voltadas para pessoas que precisam lidar com deslocamentos diários.
- Modelos na linha de ciclomotores elétricos e EBs, isto é, bicicletas elétricas.
- Opções de motocicletas elétricas voltadas para o lazer. De acordo com a fabricante serão 3 alternativas, todas com altas cilindradas.
E no Brasil?
Vale observar um aspecto muito importante: pode demorar um pouco para que alguma opção chegue ao Brasil. Por exemplo, nos casos citados acima, o foco de comercialização da Honda inclui o Japão, países da Europa, Ásia e EUA.
No entanto, concorrentes como Shineray e Voltz já estão oferecendo motos elétricas no Brasil. Além disso, a Caloi, recentemente, relançou a Mobylette por aqui e a Honda já tem um modelo de bicicleta elétrica mais barato e com maior rendimento.
Então, sim, é bastante provável que algum modelo elétrico acabe vindo para o Brasil, em 2025. Até 2024 é um tanto difícil, já que os slides deixam claro que o plano é lançar modelos, inicialmente, no Japão, Europa, China e demais mercados asiáticos.
Gostou da notícia? Aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais preferidas.
Redação por Denisson Soares