No último dia 28 de junho de 2022, a BAW (Beijing Automobile Works), empresa subsidiária da BAIC, lançou oficialmente na China o BAW Yuanbao, minicarro elétrico de baixo custo. Embora tenha sido lançado no final do mês passado, o veículo já é um velho conhecido dos chineses, uma vez que este é um relançamento do Yanling S3, só que com outro nome. Vale lembrar ainda que antes de se chamar Yanling S3, esse veículo já tinha o nome de Change Mini EC e também tinha sido relançado.
O novo BAW Yuanbao S3 chegou às concessionárias custando entre 33.900 yuans e 49.990 yuans, que se convertermos para o Real e com a cotação do dia dá algo em torno de R$ 27 mil e R$ 39 mil. O veículo possui um preço tão baixo com o objetivo de servir de alternativa para quem usa o transporte público.
O novo carro é capaz de rodar até 170 quilômetros sem que seja necessário fazer o recarregamento das baterias. E ao todo, cerca de 500 concessionárias espalhadas pela China deverão disponibilizar o carro para venda.
O novo minicarro elétrico foi feito para facilitar a vida dos motoristas em locais com trânsito pesado como são as metrópoles chinesas.
Pelo que parece, este relançamento do veículo deverá ser um sucesso, uma vez que o modelo já possui mais de 9 mil pedidos durante a pré-venda. Vale lembrar que estes números são semelhantes aos que foram registrados pelo Peugeot 208 em todo o primeiro semestre deste ano aqui no Brasil.
Um ponto fraco neste carro está na sua performance. O carro conta com um motor elétrico de apenas 20 kW, o equivalente a 27 cavalos de potência. Já o torque chega a 8,6 kgfm. Ele é pouco mais forte que um Fusca 1200, no entanto, por ser elétrico e entregar o torque imediatamente, seu desempenho urbano acaba sendo mais satisfatório.
Quanto ao tamanho, o BAW Yuanbao conta com 3,16 metros de comprimento, 1,58 metros de altura e 1,48 metros de largura. Já a distância entre eixos do veículo é de 2,05 metros.
O minicarro elétrico é capaz de atingir a velocidade máxima de 100 km/h.
Se compararmos com o Caoa Chery iCar, menor carro elétrico vendido no Brasil, o BAW Yuanbao é 9 cm mais estreito, 4 cm mais comprido e 1 cm mais baixo. Já a diferença de potência e torque é bastante grande, uma vez que o iCar conta com 61 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque. Entretanto, vale lembrar que o carro chinês custa 80% menos que o valor cobrado pelo veículo da Caoa (claro que o modelo da Caoa tem impostos altos, por aqui), o que pode compensar bastante no custo-benefício.
Para se ter uma ideia, quando lançado, em 2017, o Chery S51 EV (o nome do iCar por lá) custava 49.900 yuans em sua versão mais básica. Este é o preço, hoje, em 2022, com inflação acumulada, da versão top de linha do BAW Yuanbao.
Vale lembrar que o BAW Yuanbao não possui previsão de chegada ao Brasil.
E você gostou do novo carro elétrico chinês? Acha que ele daria certo aqui no Brasil? Deixe a sua opinião e não esqueça de compartilhar esta notícia.
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais