Baseada na também retrô Vino, de 125cc, E-Vino está disponível, inicialmente, de maneira exclusiva para o Japão.
Nos últimos anos, o mercado de veículos elétricos está cada vez mais agitado. A cada dia que passa, novos carros, motocicletas e até mesmo bicicletas elétricas são lançadas no mercado. Com tanta variedade, era de se esperar que os veículos começassem a se segmentar buscando agradar os diferentes perfis de consumidores. Sabendo disso, a Yamaha acaba de trazer ao mercado uma nova versão de sua scooter elétrica retrô, que deve agradar em cheio os mais saudosos que buscam um veículo com tecnologia avançada, mas que não abre mão de um design elegante e antigo.
A nova scooter elétrica foi chamada de Yamaha E-Vino 2023, e foi lançada no Japão no final do mês passado (agosto de 2022).
De acordo com informações da montadora, a scooter deverá ser disponibilizada para venda a partir do dia 30 de setembro de 2022. A motocicleta será produzida em Taiwan e chegará ao Japão por importação.
A Yamaha E-Vino 2023 chegará às concessionárias japonesas com uma nova bateria de 12,2 Ah. Esta bateria é aproximadamente 1,2 vezes superior a bateria instalada na versão anterior da motocicleta. Com o motor com maior capacidade, aumentou também a autonomia do veículo, sendo que agora a moto consegue rodar por cerca de 32 quilômetros, anteriormente a scooter conseguia rodar apenas 29 km, vale lembrar que estes números são no caso de a motocicleta rodar com velocidade máxima de 30 km/h. Embora a autonomia do modelo não seja assim tão boa, há a possibilidade de se carregar uma bateria auxiliar, aumentando a autonomia para 64km.
A scooter pesa cerca de 68 kg e utiliza rodas de 10 polegadas, tendo uma potência máxima de 1,2 kw e 7,8 Nm de torque.
Outra novidade presente na scooter é a sua nova cor azul com branco, que teve inspiração no modelo E01, que é uma scooter elétrica com 125 cc. O visual da scooter é totalmente retrô e na lateral, é possível ver um grande logo com a letra “E”, que busca ressaltar a característica elétrica da scooter.
O preço da E-Vino, no site da Yamaha japonesa, é de 314.600 ienes, ou cerca de R$ 11.300 em conversão direta. Um preço baixo para uma moto elétrica, mas justo para a baixa autonomia.
Infelizmente, não temos nenhuma informação sobre o lançamento do modelo para o resto do mundo. Portanto, só nos resta torcer para que a Yamaha amplie a comercialização da scooter e que ela chegue ao nosso país.
O que você achou da nova scooter elétrica da Yamaha? Gostaria que ela também fosse vendida no Brasil? Deixe sua opinião em nossos comentários e não esqueça de compartilhar esta notícia com amigos e familiares.
E, caso tenha interesse em importar de maneira independente, comece pelo site da Yamaha japonês.