O Apollo é um ônibus autônomo com apenas 4,4 m de comprimento e com capacidade para 14 passageiros, mas já transportou mais de 110.000 pessoas na China
Em Chongqing, na China, já se tornou comum ver ônibus autônomos circularem à noite. Desde 2018, o país começou a produção desses veículos e Pequim, Guangzhou, Fujian e Jiangsu já contam com esses modelos em suas frotas.
O mercado chinês de veículos autônomos está aquecido e promete se tornar o maior do mundo. As estimativas mostram que até 2030 esse tipo de veículos representará 14% das vendas de veículos novos.
Diante disso, o Ministério do Trabalho daquele país pretende criar projetos e incentivar o uso desse meio de transporte público. Empresas como Pony e Baidu já têm autorização para operar robô-táxis em Xangai, Pequim e Shenzhen.
Nos Estados Unidos, maior concorrente dos chineses, o estado da Califórnia permitiu que a Cruise e a General Motors (GE) operassem carros de transporte de passageiros sem motoristas.
Esse disputado mercado promete criar uma nova era de carros sem motoristas. Para saber mais sobre esse assunto, antes de tudo é importante compreender o que são veículos autônomos.
Entenda o que são veículos autônomos
Os veículos autônomos são aqueles com capacidade de serem conduzidos sem a necessidade de um condutor humano na frente do volante tomando todas as decisões..Esse conceito está fazendo a indústria automotiva se adaptar a um novo mercado com perspectivas de mudanças profundas e no longo prazo.
Nesse momento, a China está desempenhando um papel central nesse mercado, mas já existem outras indústrias do setor se movimentando para garantirem o seu espaço.
Parcerias e projetos em andamento
Já existem acordos em andamento visando esse mercado. A Volvo Cars e a Baldu são exemplos disso. Elas irão desenvolver veículos elétricos autônomos, tendo como foco principal o mercado chinês. Outras parcerias estão em andamento, como é o caso da Fiat Chrysler e a Aurora, uma fabricante de carros autônomos.
Tesla, Audi e Mercedes, além de outras, essas empresas estão adicionando mais recursos autônomos aos seus veículos gradualmente, mas ainda limitados a normas e regulamentos vigentes. Ainda assim, elas estão na corrida para criar projetos e tentar atingir o nível de automação total (nível 5).
Entenda quais são os níveis de automação dos veículos
É a capacidade dos sistemas de automação de um carro conduzir a direção dinâmica de um veículo de maneira parcial ou totalmente. Ela está dividida em seis níveis, indo do nível 0 ao nível 5, e quanto maior for o nível de automação, menor será a necessidade de intervenção de um motorista humano.
Os Níveis 0, 1 e 2 se caracterizam pelo controle humano, enquanto os sistemas desses carros prestam assistência com informações para auxiliar na tomada de decisões. A partir do Nível 3, 4 e 5, os sistemas de direção do veículo são controlados por recursos tecnológicos avançados e sem interferência humana.
Segue um resumo dos principais conceitos sobre cada um desses nível de automação:
Nível 0 – sem automação;
Nível 1 – assistência ao motorista;
Nível 2 – automação parcial;
Nível 3 – automação condicional;
Nível 4 – alta automação;
Nível 5 – automação total.
O crescimento dessa tecnologia está em rápido crescimento e promete mudanças.
O que esperar do futuro?
Os carros tradicionais não vão sumir de uma hora para outra. O futuro ainda contará com veículos com diferentes níveis de automação para os diferentes públicos. A maior certeza é de um aumento gradual na automação nos Níveis 4 e 5 e que prometem transformar toda a experiência do usuário como conhecemos atualmente.
Vários serviços terão que ser adaptados às mudanças, como acontecerá com estacionamentos e semáforos, além de legislações e regulamentos. Porém, a principal mudança será a extração dos dados que a indústria automobilística conseguirá obter sobre o comportamento dos usuários dessas verdadeiras máquinas futurísticas.
Diante de tudo isso, será que dirigir poderá deixar de ser uma experiência prazerosa?
Essa é uma pergunta difícil de responder. Sendo assim, comente sobre o que você acha sobre esse assunto.