Hyundai i30 pode voltar como SUV

Consultor técnico da Hyundai expõe as fracas vendas do hatch i30 mundo afora e cogita lançá-lo como SUV.

Embora tenha tido até um certo fôlego, no Brasil, em decorrência dos preços elevados dos carros novos, os hatches vêm numa tendência de perda de mercado para os SUVs mundialmente. Sabendo disso, a Hyundai está pensando em trazer de volta ao mercado o Hyundai i30, porém, agora em uma nova versão SUV.

Para aqueles que não se lembram, o Hyundai i30 foi lançado no mercado no ano de 2007 e fez um tremendo sucesso no Brasil. Porém, com o passar dos anos e o crescimento do segmento de SUVs, o modelo foi perdendo espaço no mercado até parar de ser vendido no Brasil no ano de 2017. Vale lembrar que embora tenha encerrado a sua venda em nosso país, o i30 continua sendo vendido no exterior.

Porém, o consultor técnico da Hyundai, Albert Biermann, em entrevista à revista Drive, da Austrália, colocou em cheque o futuro do modelo na versão hatch. Segundo declarações do consultor, o i30 ainda possui um bom desempenho comercial em mercados como o da Índia, Austrália e Europa. Apesar disso, em outros mercados há uma queda nas vendas de modelos hatches médios, com os consumidores destes locais preferindo carros elétricos e SUVs compactos. Por isso, a montadora está com um grande impasse e que precisará resolver este problema logo mais.

Entre as possibilidades estudadas pela Hyundai, está a de transformar o Hyundai i30 em um SUV compacto. Vale lembrar que esta estratégia não é nova e outras grandes montadoras já fizeram isso, entre elas estão a Mitsubishi com o Eclipse e a Toyota com o Corolla Cross.

A própria Volkswagen, no Brasil, promete transformar o Gol em SUV, assim como a Stellantis pretende transformar o Uno num modelo desse tipo, também. A Citroën, também Stellantis, acaba de lançar o C3 como SUV. É, de fato, tendência.

O grande problema em lançar um novo SUV compacto é que a Hyundai já possui um modelo com estas características, que é o Kona, que inclusive já utiliza a plataforma do i30. Com isso, é provável que se lançar um novo modelo, eles acabem brigando entre si, gerando assim uma concorrência interna.

Outra opção cogitada pela montadora é manter o hatch médio apenas nos países onde ele tem boa aceitação, criando assim apenas atualizações superficiais no modelo nos próximos anos.

Independente da solução escolhida pela Hyundai, as perspectivas para o futuro do modelo estão bastante nebulosas. Vale salientar que até mesmo nos Estados Unidos, um dos principais mercados de automóveis no mundo, o veículo deixou de ser vendido em 2020 devido ao baixo número de vendas.

Isto posto, agora só nos resta esperar e ver qual será a decisão da Hyundai. Se ela manterá as vendas do modelo somente nos países onde o veículo ainda é bastante comercializado, ou se vai optar por alterar o carro e transformá-lo em um SUV para agradar o resto do mundo. E, quem sabe, já que parou de vender no Brasil, resolva lançá-lo por aqui.

Por enquanto, há apenas rumores.

Nas imagens, o atual Hyundai i30 2022, vendido lá fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *