Ford Maverick vende mais que o dobro da Hyundai Santa Cruz nos EUA

Lançada recentemente no Brasil, a Ford Maverick domina o segmento de picapes intermediárias americano com mais que o dobro de vendas da Santa Cruz, picape esperada no Brasil.

A Ford Maverick dominou o segmento das picapes intermediárias no mercado norte-americano (por lá, chamadas de compactas). Em meio à enorme procura da nova picape, a marca viu uma fantástica acumulação de encomendas desde o lançamento. De fato, a Maverick superou a Ranger durante o primeiro semestre do ano de 2022. E a sua principal rival, a Hyundai Santa Cruz, ficou para trás nas vendas com uma margem significativa, não chegando nem à metade das unidades comercializadas pela Maverick no segundo trimestre do ano.

Foram 38.753 picapes Maverick vendidas até agora, em 2022, contra 18.203 Santa Cruz.

Os dois modelos (Maverick e Santa Cruz) foram apresentados no ano passado, cada uma com as suas peculiaridades. A Santa Cruz está sendo produzida sob a plataforma da (3°) terceira geração da Hyundai (Hyundai-Kia N3). Pensando em seu visual, é moderno e sofisticado. Já a Ford Maverick é a irmã pequena dos modelos Ranger e F-150, herdando dessa forma elementos da família, como o design imponente, construída sobre a plataforma C2.

A Maverick desembarcou recentemente no Brasil, disponível na seguinte configuração e preço: A Lariat FX4, custando a partir de R$ 239.990. O modelo vem equipado com o motor EcoBoost 2.0 GTDi, que consegue atingir 253 cavalos de potência e 38,7 de torque máximo e transmissão automática de 8 velocidades.

A Santa Cruz, no entanto, ainda não desembarcou no Brasil.

Ford Maverick, sucesso nas vendas, quais são os seus principais atrativos?

O mercado das picapes está consolidado nos EUA, isso não é novidade para ninguém, sendo praticamente de conhecimento geral. Contudo, o segmento das picapes compactas recebeu bastante destaque com a Maverick, conquistando principalmente o público jovem do país. O preço do modelo é um dos pontos em que mais se destaca nas concessionárias, ganhando a marca de picape mais barata. Nos Estados Unidos, está custando a partir de 19.995 dólares. Pouco mais de R$ 100 mil em conversão direta.

Hyundai Santa Cruz, será que vem para o Brasil?

O modelo sul-coreano, Hyundai Santa Cruz, deverá desembarcar no mercado nacional em breve. Foi até flagrada em Minas Gerais, talvez, em fase de testes. Tudo isso alimenta a esperança de que a marca lance a picape aqui, para concorrer com Toro, a própria Maverick e a já confirmada Montana, da Chevrolet.

Nos Estados Unidos, é equipada com dois motores, o primeiro de 2.5 litros de 4 cilindros, 194 cavalos de potência e 25 kgfm de torque máximo, e o outro, 2.5 Turbo, 285 cavalos de potência e 45,8 de torque máxima. As transmissões inclusas no modelo são automáticas, de 8 marchas e automatizada de dupla embreagem e oito velocidades. E também é comercializada em quatro versões de acabamento, além de opção com tração integral HTRAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *