Conceito Saga EV, o HB20 SUV elétrico que serviu de inspiração para o HB20X

A Hyundai testou o conceito de um HB20 SUV, totalmente elétrico, há alguns anos. Saiba em que se transformou o projeto.

Em novembro de 2018, a Hyundai apresentou um novo carro conceito que prometia agitar o mercado. Estamos falando do Hyundai SAGA EV, um crossover elétrico que antecipava o design adotado pela empresa para os modelos que seriam comercializados aqui no Brasil.

Não bastasse isso, o modelo foi apresentado com o intuito de medir a aceitação do público quanto ao lançamento de um SUV menor que o Creta e também para analisar se os consumidores gostariam de um carro com motorização totalmente elétrica.

Na época, o que mais chamou a atenção no carro foi o seu design, uma vez que ele antecipava o que poderíamos esperar do novo HB20, que foi lançado um ano depois, em 2019, como modelo 2020. E, de fato, o design é idêntico, exceto pela altura do solo, menor no hatch.

O formato dos faróis e da grade frontal também receberam as atenções da imprensa especializada. Eles eram alinhados com o desenho do novo Elantra e deveriam servir de inspiração para a criação de um novo compacto.

A plataforma utilizada pelo carro conceito também chamou a atenção, porém, a montadora não revelou muitos detalhes sobre ela. Era possível observar que o modelo era bem pequeno, medindo 2,56 metros de entre-eixos, o que levava a crer que este carro conceito seria uma variação do HB20, talvez um protótipo do HB20X. E a Hyundai acabou aproveitando mesmo a ideia, admitindo, ela mesma, ter se baseado no Saga EV para o design no HB20X, embora, tecnicamente, o HB20X não tenha tido a altura do solo de um SUV, como visto no Saga.

Naquela época, a maioria das fabricantes estava apostando no mercado de carros elétricos, uma tendência que acabou se consolidando, nos dias de hoje. Com a Hyundai não era diferente, por isso ela inseriu neste carro conceito um motor totalmente elétrico, tentando assim conferir a aceitação do público ao veículo. O motor colocado no SAGA EV possuía 204 cavalos de potência e tinha uma autonomia de até 470 km.

Muito se questionava sobre o Hyundai SAGA EV e a possibilidade dele se tornar o novo HB20 Elétrico. Porém, o tempo foi passando e a montadora foi deixando este projeto de lado. E com o lançamento de outros carros elétricos pela marca, é improvável que a Hyundai tire este carro do papel e inicie a sua comercialização.

Para se ter uma ideia, neste tempo todo que já se passou, a Hyundai já lançou diversos outros modelos de carros elétricos, entre eles estão o Hyundai Kona Electric, o Hyundai Ioniq 5 e mais recentemente o Hyundai Ioniq 6. Vale lembrar ainda que a montadora deverá lançar futuramente o SUV Ioniq 7, um modelo com três fileiras de assentos. Destes, há rumores de que Kona e Ioniq 5 podem desembarcar no Brasil.

Até o lançamento de todos os modelos elétricos, só nos resta esperar e ver o que a Hyundai irá nos trazer nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *