Na dúvida entre bicicleta ou moto elétrica? Que tal levar um 2 em 1. Conheça a NIU SQi, uma bicicleta elétrica com jeito de moto.
A empresa NIU, uma fabricante de motos de origem chinesa, traz ao mercado global a nova SQI, um novo modelo de bicicleta motorizada e que promete ser uma das mais variadas soluções para quem tem que lidar com os grandes congestionamentos nos grandes centros urbanos.
Apesar de ser lançada como uma bicicleta para quem gosta de pedalar, o novo modelo assemelha-se bastante a uma moto e possui toda uma mecânica e componentes parecidos com este tipo de transporte. A empresa garante que o novo modelo é uma bicicleta, visto que, a sua potência e velocidade máxima são bastante limitadas.
Todo o design da nova bicicleta segue uma linha completamente futurista muito semelhante aos tipos que parecem saídos de um filme de ficção científica. Uma das recomendações da fabricante é que devido ao fato de ser motorizada, ela deve ser usada com cautela nos locais onde é permitido o trânsito de bicicletas a fim de evitar pequenos acidentes com outros ciclistas e também com pedestres mais distraídos.
Para quem não está acostumado com a novidade, a bicicleta lançada pela empresa chinesa possui a parte central do seu quadro preenchida pela bateria de lítio com capacidade de 48 volts e que dá ao usuário a possibilidade de rodar tranquilamente até uma distância de 65 Km ininterruptos, na versão Urbana, e 75km, na Power Edition. Além disso, ela é facilmente removível, o que permite a sua substituição em caso de esgotamento de sua vida útil. Um detalhe: como é uma bicicleta elétrica, ela traz pedais e, caso o condutor tenha disposição, este deslocamento pode ser ainda maior.
Como a nova SQI não é totalmente manual, ela é impulsionada por um motor elétrico que fica localizado no cubo da roda traseira. Ambas as rodas são de 17 polegadas e feitas de uma liga de magnésio, o que garante mais resistência e durabilidade.
Apesar de ser uma bicicleta, ela traz alguns itens de fábrica muito semelhantes aos encontrados nos modelos atuais de motocicletas, São eles: discos de freios em tamanho grande, sendo maior na dianteira de 220mm e o menor, na roda traseira, de 180 mm. Além destes, ela possui suspensão monoshock na parte traseira e a do tipo telescópica na dianteira.
A SQI traz ainda painel central, semelhante aos das motocicletas, do tipo digital em LCD e iluminação em LED com um sensor especial de ativação em episódio de baixa luminosidade. Mas não para por aí. Ela possui o sistema de velocidade de cruzeiro e porta de carregamento do tipo USB.
Com todos estes acessórios e equipamentos surge então a dúvida se este tipo de transporte será ou não uma moto, do tipo mais simples? A resposta para esta questão é que este tipo de veículo sobre duas rodas, na verdade, faz parte da categoria dos tipos chamados híbridos. Segundo os sites especializados, uma tendência global a ser seguida nos dias atuais, onde se misturam características diferentes de dois tipos de equipamentos, muitas vezes permitindo que se alterne o modo de uso: ora como moto, ora como bicicleta, da maneira mais conveniente.
Na China, a SQi é vendida em duas versões, Urbana (8.999 renminbi, cerca de R$ 6.600) e Power Edition (9.599 renminbi, pouco mais de R$ 7 mil).
Daniel Feitosa
Imagens: reprodução do site do fabricante