Nova Ram Classic lançada no Brasil tem estilo retrô

Modelo já está chegando às concessionárias e estará à venda, no Brasil, nas próximas semanas. Preço ainda não foi confirmado.

A Stellantis tem buscado expandir a marca RAM no Brasil e, para isso, lançou recentemente a RAM Classic, picape considerada de entrada para os padrões da montadora, mas que conta com um potente motor V8 a gasolina e aposta no visual retrô para cativar os motoristas brasileiros. A Classic é o quarto lançamento da RAM no Brasil em apenas três anos: entre 2019 e 2020 chegou uma versão renovada da RAM 2500; em 2021 foi lançada a RAM 1500; e, no primeiro semestre deste ano, chegou por aqui a RAM 3500.

A RAM Classic, que estará disponível no mercado brasileiro a partir da segunda metade de setembro, é produzida na fábrica da marca em Saltillo, no México, e chega por aqui importada. A primeira versão da Classic a chegar será a Laramie e, em seguida, a Laramie Night Edition.

Como dissemos, o design será retrô, inspirado no estilo “big-rig” que remonta à segunda geração da RAM, datada dos anos 1990. O “big-rig” faz referência às carretas grandes, comuns nos EUA, que contam com faróis posicionados logo abaixo da linha superior da grade frontal. Falando nos faróis, estes possuem luzes em LED e projetor de dupla função, luz alta e luz baixa.

As cores variam conforme a versão: a Laramie, além de possuir as rodas, grade, retrovisores e para-choques cromados, está disponível nas cores Azul Patriot, Preto Diamond, Vermelho Delmonico, Branco Bright e Granito Cristal. Já a versão Night Edition terá o preto na grade, rodas e retrovisores, enquanto o para-choque terá a mesma cor da carroceria, que pode ser Granito Crystal, Vermelho Flame, Branco Bright e Preto Diamond. Na parte interna predomina o preto com detalhes em dourados, em prata e lembrando a cor madeira. Os bancos são em couro com costuras na cor branca.

Na traseira, o nome “RAM”, em maiúsculas, aparece na cor prata, na tampa da caçamba, esta que conta com 1.424 litros de capacidade e 531 kg de capacidade de carga. Temos ainda as duas saídas de escapamento, elemento clássico do estilo muscle truck. As rodas são de alumínio e tem 20”.

Na parte de motorização, como adiantamos, a Classic possui o potente motor HEMI V8 de 5.7 litros a gasolina, o que a torna o modelo mais potente da marca juntamente com a RAM 1500. Esse conjunto faz com que a Classic alcance os 400 cv de potência com o motor na rotação 5.600, e torque em torno de 56,7 kgfm a 3.950 rpm. O câmbio é automático com 8 marchas.

A velocidade máxima da Classic é limitada a 174 km/h e a picape vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos. Com relação ao consumo, na estrada a Classic roda, em média, 6,4 km por litro de gasolina, enquanto na cidade são 5,2 km/l.

A lista de equipamentos da Classic é longa, com destaque para a central multimídia com tela de 8,4” equipada com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado digital com saídas traseiras, câmera de ré, sistema de som premium Alpine, sensores traseiros de estacionamento, seis airbags, controles de estabilidade e tração, entre vários outros.

Com relação, ainda não temos dados oficiais divulgados. Mas estima-se que a RAM Classic custe em torno de R$ 350.000,00 a R$ 400.000,00, o que a colocaria na mesma faixa de preço de outras picapes médias já a venda no Brasil, entre elas a Chevrolet S10, a Volkswagen Amarok e Toyota Hilux. Caso seja realmente essa a faixa de preço, a Classic se tornaria bastante competitiva no segmento, especialmente em virtude dos equipamentos que possui. No entanto, cabe lembrar que as concorrentes citadas são modelos a diesel, para um público diferente do que compraria uma picape a gasolina.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais