Considerando comprar um carro 4×4? Se for pegar uma estrada de terra em boas condições, de vez em quando, é desnecessário. Saiba quando vale a pena.
Veículos 4×4, em virtude de sua tração, são projetados para rodar em terrenos difíceis – ou quase inalcançáveis – para outros que não possuam tanta tração e, por isso, são ideais para os amantes da natureza, que gostam de se aventurar em terras lamacentas ou terrenos íngremes e bastante acidentados.
A força dos veículos 4×4 é maior porque, diferentemente dos demais, os quais recebem a força do motor somente em duas rodas, aqueles que possuem tração 4×4 têm as quatro rodas diretamente ligadas à transmissão, isto é, a força do motor é transferida a todas as rodas do veículo. Dessa forma, há mais pneus com tração aderentes ao solo e, por isso, possibilitam ao carro rodar em terrenos irregulares.
Os 4×4 estão disponíveis em basicamente duas versões, chamadas de 4WD e AWD. A versão 4WD oferece ao condutor a possibilidade de rodar com tração apenas em duas rodas e optar por ter a tração 4×4 no momento em que preferir. Na versão AWD, por sua vez, as quatro rodas do veículo são tracionadas, isto é, estão conectadas à transmissão e, por isso, recebem a força do motor, e o condutor não pode alterar essa questão.
Certo, veículos com tração 4×4 são mais fortes e rodam com mais facilidade em terrenos difíceis, mas, considerando as suas necessidades, carros 4×4 seriam ideias para você? Além disso, carros 4×4 oferecem apenas vantagens ou também apresentam desvantagens?
Junto com a força maior de carros com tração nas quatro rodas e a possibilidade de rodar em terrenos complicados, veículos 4×4 são, geralmente, mais altos e maiores, o que lhes concede mais capacidade de carga e, ainda, maior estabilidade. Entre as vantagens, destaque ainda para os freios e a suspensão mais resistentes.
Contudo, por oferecerem boa potência e força, veículos 4×4 acabam sendo mais caros quando comparados a outros apenas 4×2. Além disso, se você for rodar principalmente na cidade, a tração nas quatro rodas aumenta – e muito – o gasto de combustível, o que se torna um problema, especialmente em um momento de altas recentes no preço dos combustíveis. Nesses casos, caso queira um veículo 4×4, vale optar pelos modelos 4WD, uma vez que nestes há possibilidade de tração apenas em duas rodas.
Por isso, antes de se decidir por um modelo 4×4, vale a pena considerar algumas questões. A primeira delas é: por quais terrenos você mais trafegará com seu carro? Se for na cidade, opte ou por um carro convencional, ou um modelo 4×4 mas 4WD, especialmente se você for se aventurar em terrenos irregulares apenas nos finais de semana, por exemplo. No entanto, note que estradas de terra em boas condições, no seco, raramente necessitam de um 4×4. Na verdade, mesmo com barro pode ser perfeitamente possível trafegar com um 4×2 convencional. O 4×4 é mais adequado para trilhas mesmo, estradas realmente ruins ou simplesmente fora de estrada.
Os custos de manutenção também devem ser considerados, sobretudo porque carros com tração 4×4 costumam ter altos custos de manutenção. Além disso, valor do seguro precisa ser avaliado, principalmente porque costumam ser bem altos.
Assim, considerando os custos altos de manutenção e seguro, além do maior valor para adquirir um 4×4 e maior consumo de combustível, é fundamental avaliar quais as suas necessidades, sobretudo por quais terrenos você mais transitará. Pesando todas essas questões, chegará à resposta de se um veículo 4×4 é realmente a sua melhor opção no momento.
Abaixo, um bom vídeo sobre a diferença das trações em terreno difícil, usando um Ranger 4×4, nos modos 4×2, 4×4 normal e 4×4 com reduzida: