Airbags Takata, que equipam os carros produzidos entre 2016 e 2017, passam por recall.
A Fiat divulgou, nos últimos dias a necessidade de realizar um recall nos airbags de quatro das suas principais linhas de veículos. O provável defeito reconhecido pela fabricante atinge quase 100 mil veículos em todo o Brasil.
Conforme o pronunciamento da marca em seus meios de comunicação, devem participar do recall todos os modelos e versões 2016 e 2017 das linhas Grand Siena, Novo Palio, Fiorino e Fiat Uno.
Foi reconhecido pela marca um possível desgaste no deflagador dos airbags, tanto do motorista quanto do passageiro. O problema pode causar um mau funcionamento no sistema quando acionado, podendo gerar acidentes mais graves ou até mesmo fatais para quem está no veículo.
A peça onde foi reconhecido o possível desgaste é responsável pela liberação do gás que expande as bolsas dos airbags quando se detecta o impacto. De acordo com o divulgado pela Fiat, nos modelos dos veículos convocados para o recall, a peça em questão pode apresentar defeito ao gerar uma pressão muito maior do que a necessária para acionar os airbags durante um acidente, ocasionando a ruptura abrupta de fragmentos metálicos que podem vir a agravar a situação e até mesmo proporcionar alguma fatalidade.
Confira as linhas e as sequências dos chassis que devem efetuar o agendamento:
-
A marca anuncia que mais de 27 mil veículos da linha Fiat Uno devem passar pelo procedimento. Os modelos seguem a sequência de chassis G0749522 a H0780106.
-
A linha do Novo Palio conta com quase 28 mil unidades de veículos e segue a número de chassis G2287026 a G2290716 e G4155746 a G4188017, produzidos tanto no Brasil quanto na Argentina.
-
Os modelos Grand Siena, seguem os chassis H3305920 a H3313234 e chegam a mais de 28 mil veículos convocados.
-
Já os modelos da Fiorino que devem passar pelo recall, são pouco menos de 10 mil e seguem os chassis G9054313 a H9067406.
O recall só será realizado mediante agendamento prévio em uma das centenas de concessionárias autorizadas em todo o país.
Os agendamentos começaram em 29 de agosto. Para saber mais informações e consultar as concessionárias aptas a realizar o procedimento do recall, é necessário acessar o site do Grupo Stellantis, responsável pela marca Fiat.
Lembrando que caso seja diagnosticada a necessidade da substituição dos airbags, a troca será realizada de imediato e todo o processo de análise e eventuais peças trocadas será realizado sem custo algum para os proprietários dos veículos convocados para o recall.
Imagem: reprodução do site da Fiat