Fiat Scudo veio para ser a Kombi da Stellantis?

O Fiat Scudo poderá fazer o papel que já foi da Kombi e ainda superar os seus principais irmãos-concorrentes da Citroën e da Peugeot

A Fiat está apostando na qualidade do Scudo e na sua ampla rede de 200 concessionárias – muito superior às duas concorrentes – como a garantia de vendas da sua van.

O Scudo terá a missão de substituir o Doblò Cargo e ainda provar que mesmo sendo um tipo de veículo feito para uso comercial, um dos seus diferenciais é a satisfação em dirigi-lo.

Sua “concorrência” se dá principalmente com Citroën Jumpy e Peugeot Expert. Mas é uma concorrência entre aspas, afinal os dois modelos são o mesmo carro.

O Scudo vem sendo chamado, nas redes sociais de sucessor da Kombi e o apelido faz jus. A ideia é que seja mesmo um VUC (veículo urbano de carga) versátil, de uso genérico, que atenda todo tipo de profissional, tenha mecânica simples e barata e vá a qualquer lugar, como a Kombi ia. Hoje não existe mais uma van que cumpra tal papel, que acabou sendo dividido, principalmente, por pequenos caminhões e vans maiores e mais caras, como Mercedes Sprinter e Fiat Ducato. Faz falta uma van de menor tamanho e versátil.

A sua motorização e demais especificações também fazem o seu diferencial, o que será explicado com mais detalhes daqui em diante.

Motorização, desempenho e outras características do Fiat Scudo

Motorização e desempenho

O motor do Fiat Scudo é um turbodiesel 1.5 Blue HDi de quatro cilindros, com capacidade de 120 cv e 30.5 kgfm de torque. De acordo com a fabricante, sua velocidade máxima é de 160 km/h e ele consegue atingir de 0 a 100 km/h em até 12,5 segundos.

Essa configuração proporciona melhores níveis de consumo – em relação à sua versão anterior – com capacidade de 12,5 km por litro em ambiente urbano, enquanto na estrada o seu consumo é de 11,9 km por litro.

Dimensões e capacidade de carga

Ele mede 5,3 metros de comprimento, com 1,92 m de largura e 1,93 m de altura, Com essas dimensões, o Fiat Scudo consegue se adequar a quase qualquer tipo de estacionamento. Ele consegue carregar até 1.500 kg em seu compartimento de carga.

Direção, câmbio e itens de série

A direção é de fácil manuseio e possibilita ter a sua altura e profundidade ajustadas. O câmbio é manual, conta com seis marchas e é considerado um dos melhores atualmente em uso no país.

Entre os itens de série, destaque para o ar-condicionado, assistente de partida em rampa, vidros elétricos, retrovisores elétricos, faróis de neblina, luzes diurnas, três airbags frontais e muitos outros outros.

Na sua versão elétrica, o e-Scudo, entre os diversos itens, ainda vem com sensor de chuva, sensor e câmera de ré, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

Conheça os preços de cada versão

São duas versões disponíveis para o mercado brasileiro. a Cargo e a Multi.

Scudo Cargo

Está com preço inicial de R$ 187.490

Scudo Multi

Ele tem como destaque o seu compartimento de carga que pode ser modificado para oferecer espaço para o transporte de passageiros.

O seu preço de vendas está em R$ 192.490.

O modelo elétrico da fabricante italiana, o e-Scudo, está disponível apenas na versão cargo e sob importação.

Onde comprar o Fiat Scudo

A Fiat terá pela frente dois bons concorrentes que estão se saindo bem com seus furgões. Mas a montadora italiana conta com capacidade de projeção por todo o país com suas 200 concessionárias Fiat Professional, sua rede oficial que irá comercializar o Fiat Scudo em todo o país,

Se tiver interesse em saber mais sobre o Scudo e condições oferecidas pela Fiat, acesse a página oficial de vendas da Fiat para encontrar todos os detalhes de cada versão e como adquirir a sua.

Fiat Scudo Cargo frutas

Fiat Scudo Cargo ambulância

Fiat Scudo Multi bagagem

Fiat Scudo Multi, frente

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *