Consumo real de gasolina do Caoa Chery Tiggo 8 Pro híbrido PHEV 2022

Inmetro dá um número muito bom para o Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV. É menor que o divulgado pela montadora, mas ambos estão corretos. Entenda o motivo.

Correção: postamos o carro como modelo 2023 mas, na verdade, a Caoa Chery está entregando carro ano-modelo 2022, no momento.

Os números de consumo de combustível que foram divulgados pela marca Caoa Chery para o Tiggo 8 Pro Híbrido não correspondem com aqueles constatados pelo Inmetro. Mas ainda assim, o consumo de gasolina do modelo supera outras marcas da mesma categoria.

O Tiggo 8 Pro Hybrid promete a autonomia de 42 km/l em um ciclo misto, de acordo com o que foi divulgado pela Caoa Chery. O carro tem um sistema de plug-in híbrido, que possui o motor 1.5 turbo a gasolina e recarga externa. Além disso, a transmissão é DHT, combinando os motores elétricos e de combustão.

O Inmetro, por sua vez, utilizando metodologia própria para medir o consumo, chegou a números diferentes, mas não menos impressionantes para um carro com esse tamanho e potência: 30km/l na cidade e 26,9km/l na estrada.

No Tiggo 8 Pro, é possível combinar a propulsão híbrida com combustão e conseguir até 317cv de potência. Contudo, claro que, pisando forte o carro vai “beber” bem mais que os números fornecidos pela própria montadora e apurados pelo Inmetro.

Sua autonomia, no modo elétrico, é de 77,6km.

Que dados devo considerar?

Se não acelerar muito, andar em trajetos curtos e recarregar o carro constantemente na tomada, é possível até superar o consumo divulgado pela própria Caoa Chery. Na verdade, o Tiggo 8 Pro, sendo um plugin híbrido, permite que se ande com o carro só recarregando na tomada, situação em que o consumo de combustível simplesmente cairia para zero.

Mas os dados do Inmetro tendem a refletir melhor o uso de uma família média no dia a dia. Então, pode-se, sim, esperar que o carro atinja, com facilidade, os 30km/l com gasolina divulgados pelo instituto.

Mesmo que os dados divulgados se mostrem menores do que os que foram informados pela marca, ainda assim é possível constatar o quanto o carro é econômico para o segmento. Isso porque os números do Inmetro também estão disponíveis para outros híbridos plugin, como o Volvo XC60 TB (19,2km/l) e o Jeep Compass 4xe (25,4km/l), utilizando a mesma metodologia, e ambos não conseguem alcançar esse patamar de consumo.

Consumo na cidade e na estrada

A diferença de consumo para a rodagem do Tiggo 8 Pro Hybrid na cidade e na estrada, acontece de forma diferente dos carros que possuem apenas motores a combustão. Normalmente, motores movidos a combustíveis, rodam melhor e de forma mais econômica na estrada do que na cidade. Em motores elétricos é o inverso: é normal que a maior economia aconteça na cidade.

Isso acontece porque o motor elétrico aproveita melhor a energia, despejando torque máximo em qualquer acelerada, o que gera um consumo mais homogêneo ao longo de um percurso cheio de acelerações e freadas. Ocorre também pelo sistema de frenagem regenerativa, onde, com as desacelerações, o carro vai recarregando as baterias de forma automática. Sem contar que em menor velocidade, a resistência aerodinâmica também é menor, fazendo o carro gastar menos energia para se locomover.

Num híbrido, isso se reflete num consumo muito baixo de combustível. Afinal, se o motorista aliviar no acelerador e deixar que o carro ande exclusivamente (ou quase) só com o motor elétrico, o motor a combustão se torna um mero gerador de eletricidade, funcionando sempre num giro ótimo, na faixa de melhor custo/benefício entre consumo e geração de energia.

Imagem: reprodução/Pericles Faustino

Saiba mais sobre o carro

Indicamos duas fontes para quem quiser saber mais sobre o Tiggo 8 Pro PHEV:

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais

Com quantos pontos perde a CNH em 2024?

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece regras claras sobre a pontuação na Carteira Nacional de… Leia Mais

Toyota Corolla Cross 2024 terá facelift e tecnologia renovada

O Toyota Corolla Cross, um SUV já consolidado no mercado, está prestes a receber um… Leia Mais