Projeto denominado Rota Sul, será uma rede de eletropostos com carregadores rápidos instalados na rota que interliga principais cidades e capitais da região Sul do país
Uma realidade que nos parecia tão longe, a eletrificação de automóveis tem se tornado cada vez mais presente na nossa vida. Prova disso é a chegada de uma rede de eletropostos que possuem carregadores rápidos para os carros elétricos na região sul do Brasil.
A iniciativa uniu os esforços de grandes marcas como os Postos Sim, Movida e Nissan, juntamente com a startup Zletric, que oferece soluções inteligentes no setor de mobilidade urbana por meio de energia limpa e sustentável. O investimento inicial para esse projeto, chamado de Rota Sul, foi de aproximadamente R$ 2,4 milhões e garante a criação da primeira rede privada no país com eletropostos equipados com carregadores rápidos.
Mobilidade elétrica saindo do papel
No total, a iniciativa irá instalar nove pontos em rodovias, levando a bandeira da rede de Postos Sim. Os locais em que serão instalados os postos foram analisados de forma a estarem em espaços que interligam cidades muito importantes e capitais na região sul.
Com isso, a perspectiva do projeto é de que seja possível que alguém saia da cidade de São Paulo e chegue à Punta del Este, no Uruguai, de forma segura e com a garantia de que, a cada 200 quilômetros percorridos, o condutor encontrará um posto munido com um carregador rápido.
Para o CEO da startup envolvida no projeto, Pedro Schaan, em nota divulgada pelo mesmo, a mobilidade elétrica já é uma realidade e está presente no dia a dia do brasileiro. Por isso, não pode ser vista como o futuro, e sim como o agora.
Em outros países, diversas cidades já possuem a cobertura de carregadores para conduzir carros elétricos. E é exatamente isso que a união das marcas busca agora nas estradas brasileiras. A garantia é de que, nas próximas semanas, já estarão em funcionamento pelo menos cinco carregadores de 60 Kw, munidas de conectores CCS e CHAdeMO.
As cidades gaúchas que serão contempladas, em primeiro momento, são: Gravataí, São Sebastião do Caí, Três Cachoeiras e Gramado. Ainda, está incluída na primeira etapa a cidade de Laguna, em Santa Catarina.
A meta é expandir até o mês de outubro, instalando pontos em Itajaí e Araquari, em Santa Catarina; e em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Para o diretor de marketing da Nissan no Brasil, Humberto Gomez, o compromisso com a eletrificação no país vai além de ofertar os carros elétricos. É preciso, portanto, desenvolver e ter como missão a nova cultura que se refere à mobilidade consciente e sustentável, incentivando o uso dos veículos elétricos e apoiando o estudo sobre a tecnologia e mais soluções inteligentes sobre a eletrificação.
Uma vez que esse projeto foi criado e começa a sair do papel pela união dessas empresas, o que se imagina é que cada vez mais marcas se voltem para o apoio e iniciativas nesse sentido. E você, apostaria em um carro elétrico em um futuro não muito distante?