Toyota Urban Cruiser Hyryder – vem para concorrer com Pulse, Creta, 2008?

Toyota pode trazer SUV compacto para o Brasil. Muita gente aposta no Urban Cruiser Hyryder, que será lançado na Índia, como híbrido. Será que vem mesmo?

Não é novidade alguma que o segmento de SUVs de médio porte está em alta em boa parte do mundo, e é justamente para responder a essa demanda que a Toyota, em parceria com a Suzuki, deverá lançar, no começo de setembro de 2022, o seu novo SUV 4×4 Híbrido, o Toyota Urban Cruiser Hyryder, na Índia.

Note, para este artigo, que o Urban Cruiser tem uma versão aspirada. O Hyryder se referece, especificamente, à versão híbrida, da qual trataremos aqui.

À primeira vista, o carro nipônico aparenta robustez, conforto e espaço, como se espera de qualquer SUV. Todavia, ele traz requintes que agradam a quem quer um projeto mais sofisticado. Na parte frontal, os faróis de LED com contornos cromados dão um ar muito agressivo ao carro, aliados a uma grade escura com padrão fibra de carbono e boas saídas de ar, fazem com que o carro não tenha tanto o aspecto de “família” ou de “Tiozão”.

Nas laterais, temos linhas e contornos suaves, criando uma sensação de limpeza e organização, atrelados às cavas da roda em formato quadrado, isso faz com que o esse SUV da Toyota lembra muito as versões do Jeep Compass. Ainda na parte lateral, outro detalhe chama bastante atenção, a distância em relação ao solo de 210 mm (21cm) que é mais alta se comparada a outros SUV’s nacionais (207mm do Jeep Compass / 190mm do Hyundai Creta / 161mm do Corolla Cross). Isso significa ter um centro de massa mais alto, consequentemente, uma estabilidade ligeiramente menor com relação aos SUV 's citados anteriormente. Possui um entre eixos de 2600mm contra 2640 mm do Corolla Cross e 2794 do Jeep Compass.

Na traseira, lanternas em LED duplo, com detalhes em cromado e revestimentos de plástico cinza escuro. No interior, bancos da frente grandes e com ventilação, detalhes amadeirados e acolchoados com dupla costura se apresentam abundantemente pelo painel que conta também com uma multímidia suave de 7 polegadas. Atrás, os passageiros possuem grande área de conforto (a partir de 1,85, a cabeça já começa a atritar com o teto), bancos confortáveis, cinto de 3 pontas para todos os três passageiros e um teto solar panorâmico que reforça a elegância do interior do veículo.

O motor, na Índia, é a gasolina com 3 cilindros e 92 cavalos em conjunto com um sistema híbrido de 4ª Geração da Toyota de 80 cavalos; outra opção, no entanto, é o Urban Cruiser, sem o Hyryder no nome: é o 2.0 aspirado e sistema híbrido de 5ª Geração do Corolla Cross que, combinados, fornecem 192 cavalos.

O bagageiro é pequeno, contudo. O do Urban Cruiser Hyhyder faz jus ao nome de carro urbano: conta com 255 litros por conta da bateria de ion-litio de 1,8 KWH que ocupa certo volume, 100 litros a menos que na versão 2.0 aspirada, que conta com 355 litros. Ou seja, mal entraria na lista dos SUVs compactos com maiores bagageiros do Brasil, com a versão aspirada tendo um porta-malas equivalente ao do Peugeot 2008.

Em suma, não há razões aparentes para trazer esse modelo com motorização híbrida ao Brasil (a menos que o preço seja extremamente competitivo) pois, como podemos perceber a partir da comparação com outros modelos nacionais, o Urban Cruiser Hyryder não apresentou muitas vantagens. Somamos a isso, o fato de, no Brasil, a Toyota ter o Corolla Cross híbrido com muita aceitação e ter a SUV RAV4, também híbrida, em seu portfólio. Concluindo, o mundo é uma caixinha de surpresas, mas não apostaria fichas na vinda do Toyota Urban Cruiser Hyryder ao Brasil.

O Urban Cruiser comum, aspirado (não o Hyryder), no entanto, seria um bom produto para o mercado nacional.

A Toyota ainda não divulgou preços oficiais do carro na Índia.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais