Dodge Hornet seria cópia da Alfa Romeo Tonale?

Segundo fonte do The Drive, semelhança entre os modelos gerou um racha dentro da Stellantis, com Alfa Romeo irritada com a Dodge.

O novíssimo crossover Dodge Hornet 2023 estreou como o primeiro produto inédito que a marca lançou em uma década. No entanto, uma fonte dentro da fabricante Stellantis, declarou que outra marca não está satisfeita com o lançamento.

A Alfa Romeo parece insatisfeita devido à semelhança entre os veículos Dodge Hornet e o Alfa Romeo Tonale, que são, basicamente o mesmo carro com mudanças mínimas. Segundo a fonte interna da Stellantis, que contou sobre a irritação entre as marcas para o "The Drive", sob condição de anonimato, o Tonale começou como um projeto do Alfa Romeo, mas devido à política interna e o desejo da Dodge de aumentar os seus baixos números médios de economia de combustível, transformou o protótipo no Dodge Hornet.

A Dodge teria utilizado a Tonale para construir um carro em conformidade com as regulações vigentes, gastando pouco. E, para isso, utilizou o projeto de outra marca do grupo Stellantis, a Alfa Romeo.

A insatisfação da Alfa se dá justamente pelo fato de a Dodge ter pegado o projeto praticamente pronto e lançado no mercado sem nada de relevante que diferencie o modelo do seu veículo. O Hornet é extensamente fundado no Alfa Romeo Tonale e os dois modelos comungam muitos componentes em suas carrocerias, conjunto motriz, suspensão e espaço interno.

Para completar, a cereja do bolo é o preço do Dodge Hornet 2023, que estreou no mercado com preços mais baratos que o Alfa Romeo Tonale, com uma proposta que promete entregar mais potência com menor custo.

Embora os dois crossovers sejam quase idênticos, estão posicionados em nichos diferentes dentro da categoria dos SUVs compactos. O Hornet é cerca US$ 10.000 mais barato que o Tonale, o que pode tornar ainda mais difícil a competição no mercado para o Alfa Romeo nos Estados Unidos. Alguns consideram o Tonale como o produto mais importante da marca em vários anos, pois, a italiana possui esperanças no desempenho melhor em vendas do que os números que está atualmente desempenhando com o sedã Giulia e o SUV médio Stelvio, no mercado norte-americano.

Com porte de Compass, há expectativa sobre o interesse da Stellantis de trazer um dos carros para o mercado brasileiro. Não há nada oficial confirmado, mas a Stellantis já divulgou material para a imprensa tupiniquim sobre a Tonale. Por aqui, a versão híbrida do Compass, a 4xe, tem o mesmo conjunto mecânico do Hornet híbrido.

E você? Entre os dois modelos de carros, qual acredita que terá o melhor desempenho nas vendas e nas opiniões de potência e experiência de condução entre os consumidores?

Compare nas imagens

Alfa Romeo Tonale

Alfa Romeo Tonale frente

Alfa Romeo Tonale traseira

Dodge Hornet

Dodge Hornet frente

Dodge Hornet traseira

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *