Será que é possível converter um carro comum em elétrico? Confira as dicas de como transformar seu carro
Nos últimos anos, os carros elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. E há muitos motivos para isso, como um bom desempenho e a necessidade de manutenção mínima. No entanto, comprar um carro elétrico novo pode sair muito caro para alguns condutores, levantando a questão: será possível converter um carro comum em elétrico?
Entendendo a conversão
Primeiramente, é possível converter um carro movido a combustão em elétrico. Contudo, é preciso ter em mente que isso envolve uma série de práticas, tais como, deixar de lado o trem de força, o radiador, sistema de escapamento e motor em detrimento de um motor elétrico com funcionamento a bateria.
O processo de conversão propriamente dito é bastante simples de ser compreendido. Os itens citados acima, entre outros, são trocados por um ou mais motores elétricos, bem como por baterias.
A maneira mais fácil de fazer essa mudança é optar por um kit de conversão. Geralmente, eles contam com conversores, carregadores de bordo, inversores, placas de montagem para a bateria, cabeamentos e, claro, o motor elétrico.
No entanto, essa não é a única maneira de fazer a conversão de um carro comum para um elétrico. Outra opção é usar o motor e baterias de um modelo elétrico antigo.
Geralmente, será preciso soldar alguns componentes estruturais para compensar algum possível desequilíbrio de peso.
Qualquer carro pode ser convertido?
Teoricamente, sim. Contudo, alguns veículos são mais adequados para serem convertidos para a energia elétrica do que outros.
Por exemplo, modelos de carros mais antigos tendem a ser menos complexos no que diz respeito a essa alteração. Além disso, o dinheiro gasto para instalar um sistema de transmissão elétrico, na maioria das vezes, é menor quando comparamos com veículos mais modernos.
No que diz respeito ao desempenho que será possível obter após a conversão, basicamente, tudo está relacionado a quanto o proprietário do carro está disposto a gastar, assim como quanto peso e potência o veículo consegue suportar.
Se você deseja converter seu carro comum em carro elétrico, uma boa ideia é procurar uma empresa referência no mercado que atue nesse segmento. Aliás, é interessante observar que as tecnologias usadas para a conversão estão evoluindo constantemente, o que permite que cada vez mais modelos de carros possam ser alterados de maneira muito mais prática e menos onerosa.
No mais, carros elétricos são uma tendência que vieram para ficar. Vale a pena pesar os prós e os contras de possuir um, especialmente visando uma possível revenda no futuro.