Como converter carro comum em elétrico?

Será que é possível converter um carro comum em elétrico? Confira as dicas de como transformar seu carro

Nos últimos anos, os carros elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. E há muitos motivos para isso, como um bom desempenho e a necessidade de manutenção mínima. No entanto, comprar um carro elétrico novo pode sair muito caro para alguns condutores, levantando a questão: será possível converter um carro comum em elétrico?

Entendendo a conversão

Primeiramente, é possível converter um carro movido a combustão em elétrico. Contudo, é preciso ter em mente que isso envolve uma série de práticas, tais como, deixar de lado o trem de força, o radiador, sistema de escapamento e motor em detrimento de um motor elétrico com funcionamento a bateria.

O processo de conversão propriamente dito é bastante simples de ser compreendido. Os itens citados acima, entre outros, são trocados por um ou mais motores elétricos, bem como por baterias.

A maneira mais fácil de fazer essa mudança é optar por um kit de conversão. Geralmente, eles contam com conversores, carregadores de bordo, inversores, placas de montagem para a bateria, cabeamentos e, claro, o motor elétrico.

No entanto, essa não é a única maneira de fazer a conversão de um carro comum para um elétrico. Outra opção é usar o motor e baterias de um modelo elétrico antigo.

Geralmente, será preciso soldar alguns componentes estruturais para compensar algum possível desequilíbrio de peso.

Qualquer carro pode ser convertido?

Teoricamente, sim. Contudo, alguns veículos são mais adequados para serem convertidos para a energia elétrica do que outros.

Por exemplo, modelos de carros mais antigos tendem a ser menos complexos no que diz respeito a essa alteração. Além disso, o dinheiro gasto para instalar um sistema de transmissão elétrico, na maioria das vezes, é menor quando comparamos com veículos mais modernos.

No que diz respeito ao desempenho que será possível obter após a conversão, basicamente, tudo está relacionado a quanto o proprietário do carro está disposto a gastar, assim como quanto peso e potência o veículo consegue suportar.

Se você deseja converter seu carro comum em carro elétrico, uma boa ideia é procurar uma empresa referência no mercado que atue nesse segmento. Aliás, é interessante observar que as tecnologias usadas para a conversão estão evoluindo constantemente, o que permite que cada vez mais modelos de carros possam ser alterados de maneira muito mais prática e menos onerosa.

No mais, carros elétricos são uma tendência que vieram para ficar. Vale a pena pesar os prós e os contras de possuir um, especialmente visando uma possível revenda no futuro.

Por Denisson Soares
Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais

Com quantos pontos perde a CNH em 2024?

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece regras claras sobre a pontuação na Carteira Nacional de… Leia Mais

Toyota Corolla Cross 2024 terá facelift e tecnologia renovada

O Toyota Corolla Cross, um SUV já consolidado no mercado, está prestes a receber um… Leia Mais