Dirigimos o carro elétrico JAC EJS4 – teste, autonomia, potência, preço

Correspondente do CarroBonito.com andou num JAC EJS4. Aqui estão as impressões.

O JAC EJS4 no final, um SUV elétrico da JAC baseado no T60, certamente chama a atenção por onde passa. É um SUV do porte de um Chery Tiggo 7, mas suas lanternas em LED em ângulos retos certamente dão um aspecto agressivo ao carro.

Interior

Por dentro, chama a atenção o tablet posicionado em formato de paisagem, bem no meio do painel. Embora existam telas maiores no mercado, as 10,25 polegadas e o local de posicionamento dão um certo destaque. O painel, por sua vez, é inteiramente digital, como ocorre em todo carro elétrico.

Um detalhe curioso no modelo que dirigi é que os botões do carro e o painel para o motorista estavam em inglês, mas a central multimídia exibia caracteres em chinês em diversas telas, como na câmera 360º, por exemplo, onde todos os caracteres estavam em chinês. O vendedor me disse que isso poderia ser mudado, mas não chegou a me mostrar como.

No geral, o carro tem bom acabamento, com bancos e painéis revestidos em couro, com soft touch nas demais superfícies do painel e portas. Botões do console em black piano dão um toque de requinte.

O porta-malas, de 560 litros, tem um tamanho realmente bom para a categoria e ganha espaço pelo fato de o carro não contar com estepe, já que vem equipado com pneus run-flat. Uma boa medida da fabricante: quem já comparou um T-Cross básico, equipado com aqueles estepes para rodar poucos km, com um top de linha, que vem com estepe com rodas e pneus iguais aos que rodam no carro, vai entender como um estepe ocupa um bom espaço.

Leia também:  Chevrolet Spin 2023 - preço, versões, motor

É comum que carros elétricos contem com um porta-malas adicional no cofre do motor, mas isso não acontece no JAC EJS4. O espaço, ali, foi utilizado para o kit elétrico. Mesmo contando com baterias no assoalho, não há espaço extra para bagagens ali.

Dirigindo

Com 34,1kgfm de torque e 150cv, os números parecem os de um carro médio. No entanto, como se trata de um motor elétrico e o torque está prontamente disponível, consegue-se sentir toda a força do carro. As arrancadas e retomadas te fazem grudar no banco. E há até um sonzinho para dar emoção: apesar de carros elétricos serem, a princípio, silenciosos, por lei, eles precisam emitir algum som para alertar pedestres. E no EJS4, a escolha foi muito bem casada com a aceleração.

Nas curvas, também dá para sentir um diferencial. O carro não tem aquele sacolejar típico de SUVs. Com centro de gravidade baixo e suspensão firme, a impressão é de que o carro gruda no chão e permite um certo abuso ao fazer curvas. Não sai nem de frente nem de traseira.

Quanto ao acelerador, em vários modos de direção, não se sente aquela freada típica de carro elétrico quando se tira o pé do acelerador, o que deixa a sensação mais parecida com o dirigir de um carro automático a combustão. Inclusive pela aceleração quando parado, onde basta tirar o pé do freio que o carro já começa a andar. Enfim, o acerto foi bom e, não fosse pelo silêncio, o motorista mal perceberia que está em um carro elétrico.

Preço

A JAC estava cobrando R$ 249.000,00 pelo carro, quando andei nele. É um preço alto, sem dúvida, mas considerando isenção de IPVA e possibilidade de carregá-lo por preço mais baixo se você tiver energia solar onde você vai fazê-lo, pode ser compensador.

Leia também:  Fiat Mobi 2018 - Ficha Técnica, Características

No entanto, deve-se compará-lo com o modelo T60, a combustão, que custa R$ 148.990. É uma grande diferença.

Revisões

Carros elétricos não precisam trocar óleo, velas, nem apresentam desgaste significativo de motor com tempo de uso, de modo que fabricantes como Tesla, por exemplo, as dispensam completamente.

Mas o JAC EJS4 precisa. Há uma revisão já com 3.000km para verificar folgas na direção, suspensão, entre outros itens. A revisão desses itens continua a cada 10.000km. Fica nossa pergunta quanto ao motivo: há possibilidade de que esses itens apresentem defeitos mais frequentemente? Por enquanto, não sabemos.

Autonomia

No padrão NEDC, o carro roda por 420km após 100% carregado, a 60km/h. Acima disso, a fabricante promete 402km, com acessórios com ar condicionado desligados. Na prática, o carro deve andar cerca de 350km com uma carga completa.

Seu tempo de carregamento varia de 1 a 3 horas, com carregamento ultra-rápido, usando estação e tomadas apropriadas; e pode chegar a 30 horas, carregando em tomada comum de 3 pinos de 20A em 220v.

Imagens

JAC EJS4 frente

JAC EJS4 interior

JAC EJS4 painel

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *