Supercarro tem uma caixa de marchas inovadora, onde se pode usar transmissão automática ou manual, à escolha do motorista (ou piloto, no caso).
Ao comemorar 50 anos, Cristian von Koenigsegg revelou uma nova forma de tecnologia para unir câmbio manual e automático em um só carro. Embora isso pareça um tanto quanto difícil de acreditar, a marca está em clima de comemoração, principalmente por completar 20 anos desde o lançamento de seu primeiro carro.
Sendo assim, para comemorar os 50 anos, não deveria ser de forma diferente, a não ser em grande estilo. Portanto, o modelo CC8S acabou sendo reinventado e se tornou o Koenigsegg CC850 totalmente atemporal e mais moderno, para o lançamento atual.
Novidades com a motorização
Mesmo sendo algo inovador no mercado, o modelo compartilha o mesmo estilo Jesko, que possui o próprio motor V8 Twin-turbo 5.0 da marca. consegue alcançar 1.363 CV e praticamente uma tonelada de torque.
Com relação as velocidades, a empresa se inspiraram na Light Speed Transmission, e a deixou ainda mais compacta e leve. Com apenas 90 kg, o câmbio de seis marchas é regular e apresenta engrenagens compostas, separadas de três em três. Somando 9 no total. Contudo, ainda consegue dispensar a embreagem e o volante entre a caixa e o motor.
De acordo com o fabricante, ter 9 marchas seria confuso de se ter dentro da cabine. Sendo assim, ficou devido que seis marchas seriam para frente e algumas delas ficam separadas para escolher o modo de transmissão. Que podem ser Comfort, Normal ou Track. O que oferece proporções diferentes durante a direção.
Diferenças de transmissão
A presença de três tipos diferentes de transmissão é uma das razões para que existisse uma ligação mecânica de frente para trás. Essa ligação é hidráulica e direta que vai de embreagem para embreagem, causando uma pressão entre elas quando se está no modo manual.
Quem dirigiu o carro diz que a versão manual do Koenigsegg CC850 é bem complexa e precisa de conhecimento para aprender como dirigir. Principalmente para entender como funciona o conjunto de embreagens. Não é algo comum, como um carro manual convencional.
Modo automático
Com tudo que já foi dito até o momento, o modo automático parece ser bem mais simples e de fato é. Basta colocar a alavanca do câmbio para a direita e o modo automático é acionado com nove marchas.
O Koenigsegg CC850 tem muito para oferecer em termos de novidade e tecnologia, e de acordo com a própria marca, eles estudam esse modelo de câmbio há quase dois anos. O que acabou se tornando um incrível ponto de partida para um modelo totalmente inédito.
Quem quiser uma explicação oficial da Koenigsegg, pode conferir no vídeo abaixo. A fala está em inglês, mas há tradução automática para português, pelo Youtube (basta clicar em configurações, no vídeo e, então, em "Subtitles/CC":