Stellantis pode lançar um Citroën C3 Sedã para concorrer com HB20S e Onix Plus

Stellantis prometeu, recentemente, lançar 43 carros até 2025, e o C3 Sedã é, provavelmente, um deles.

A Citroën está em vias de conquistar um espaço novo no mercado brasileiro com mais um de seus lançamentos. O novo C3 será lançado em breve, no dia 30 de agosto, e provavelmente fará com que a marca francesa consiga obter um salto considerável em suas vendas. Pelo menos é o que a empresa vem planejando.

Além do novo C3, que foi divulgado como sendo um SUV compacto (há quem argumente que se trata de um hatch, contudo), há rumores de que a marca estaria planejando mais dois novos modelos que fazem parte do chamado Projeto C-Cubed. Um dos que está previsto para ser lançado é um sedã que já foi pego em flagrante em alguns momentos recentes e que já foi fotografado, como mula, por internautas.

Entretanto, a curiosidade agora é para saber como será o novo Citroën C3 Sedã, e o que este modelo tem para oferecer. Ainda não se tem um nome divulgado para o modelo em questão. Na França, vale lembrar, a marca ainda não conta com um sedã convencional, conta apenas com algumas versões de sedã-cupê do Citroën C4.

Diante destes detalhes, os curiosos de plantão anseiam pelo lançamento do modelo, e para conseguir sanar um pouco da curiosidade de quem espera pelo novo carro da Citroën, o designer Kleber Silva aproveitou destes novos detalhes para criar uma projeção a respeito do Citroën C3 Sedã. O modelo deve contar com as principais características do novo C3 hatch, e alguns outros detalhes diferenciados.

Desta, ao que parece, a Stellantis com isso ficará mais forte ainda para conseguir encarar de frente os seus rivais da GM, Volkswagen e também da Hyundai, que fazem parte do segmento B-Sedan como este. Vale lembrar que a GM está liderando o segmento com o Chevrolet Onix Plus atualmente. O novo Hyundai HB20S já está chegando às lojas mostrando suas mudanças que foram adicionadas para a linha de 2023. Já a Volkswagen conta com o Virtus e o Voyage, que em breve deve ser aposentado para que dê espaço ao um novo modelo.

Os motores esperados são os mesmos que devem equipar o C3 e que já equipam carros de outras marcas da Stellantis, como Peugeot e Fiat. Assim, o 1.0 3 cilindros de 75cv que equipa o Peugeot 208 é praticamente presença certa. Pode ser que também conte com um 1.6 de 120cv, o mesmo do C4 Cactus e que, salvo mudanças de última hora, equipará o C3 SUV. Algumas publicações citam a possível presença do motor 1.3 Firefly Turbo de 180cv, que equipa Fiat Toro e equipará o Pulse Abarth, mas consideramos essa hipótese remota, pois seria um motor muito acima do necessário para um carro desse porte e que encareceria demais o projeto.

Quanto a preço, a Stellantis costuma ser um pouco mais barata que a concorrência em quase todos os segmentos que atua, então podemos sonhar com preços um pouco mais baixos que os praticados para Onix Plus e HB20S.

A vinda do C3 Sedã é muito provável, haja vista que a holding já anunciou a intenção de trazer 43 modelos de carros novos para o Brasil até 2025 e os sedãs voltaram a ter alguma preferência do público em relação aos SUVs, principalmente devido aos altos preços destes.

Imagens: Kleber Silva

Citroën C3 Sedã frente

Citroën C3 Sedã traseira

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *