Mais um sedã incorporando características de SUV, como ocorreu com o Citroën C4 X, Taliant X seria uma opção para o ainda não popular mercado de SUVs sedãs.
Circulam pela imprensa francesa informações de que a Renault estaria preparando um novo “SUV sedã”, para substituir o Logan, batizado de Renault Taliant X. O carro seria derivado do já disponível hatch Taliant, na plataforma da montadora para carros compactos, a CMF-B.
Em março do último ano foram divulgadas algumas imagens que mostravam um pouco do protótipo do modelo, que neste primeiro momento parecia um sedã diferenciado. Agora, o modelo aparece em seus momentos finais, com detalhes que revelam um pouco mais a respeito do que está sendo planejado pela marca.
Como destacado, o novo modelo é baseado no Renault Taliant, e recebeu algumas modificações para que ele deixe de ser somente um sedã e incorpore características de um SUV, ao que tudo indica, como maior altura do solo e maior ângulo de ataque. Ainda segundo a imprensa francesa, a ideia, aparentemente, é que ele assuma um tamanho mais parecido com outros modelos do mercado, como os novos sedãs Citroën C4 X e C5 X, ou até mesmo o Peugeot 408, que também vêm incorporando características de um “SUV sedã”. No entanto, deve ser um carro menor que os citados, com cerca de 4,40m de comprimento.
Em um primeiro momento, não se tem notícias a respeito de quando o modelo deverá chegar às lojas. Ao que parece, ele irá desembarcar primeiramente na França. O Brasil, no que lhe concerne, pode ser uma opção em algum momento, mas neste primeiro passo para o lançamento do veículo nenhum detalhe mostrou algo concreto a respeito desta chegada por aqui.
Ao que parece, como destacado, o modelo pode sim desembarcar no mercado brasileiro com a missão de ocupar o espaço do Logan. O seu nome vem sendo comentado desde 2020, mas somente agora maiores detalhes acabaram sendo divulgados de fato.
É interessante mencionar que a Renault havia divulgado há algum tempo que faria um investimento alto no Brasil. A ideia é que a empresa consiga lançar pelo menos 5 modelos em solo brasileiro até o segundo semestre de 2022 ou começo de 2023.
Portanto, com isso, os planos da marca estão a todo vapor. Além disso, vale mencionar que a ideia é também que a marca consiga investir em modelos elétricos, que ocupam um espaço muito grande no mercado atual, e a disputa tem sido crescente entre as empresas para os seus lançamentos no segmento. Com isso, sim, é possível que o novo modelo da Renault em algum momento breve desembarque no Brasil, mesmo que ainda não haja nenhuma confirmação a respeito.
O preço esperado, na França, é de cerca de 25.000 euros (em conversão direta, cerca de R$ 130 mil).
