BMW M inicia testes para carros de alto desempenho totalmente elétricos

Eletrificação é uma tendência irreversível. E a BMW M, divisão de esportivos da BMW, já está com projetos adiantados.

As fabricantes de automóveis ao redor do mundo investem bilhões ao fazer a transição de motores de combustão para veículos totalmente elétricos. As vendas de carros elétricos no primeiro semestre de 2022 atingiram mais de 3,5 milhões, mostrou a pesquisa da IDTechEx, empresa que pesquisa tecnologias emergentes no mercado.

Novos horizontes graças à eletrificação

A subsidiária da BMW, BMW M, criada em 1972 com objetivo de desenvolver modelos esportivos e competitivos, passou a preparar modelos de série e vendê-los ao público. Saindo na frente, iniciou testes para concretizar essa transição de motorização a combustível para elétrica. Seguindo a tendência dos últimos anos, a montadora diz que motores elétricos 'possibilitam completamente mais liberdade'. A BMW M então inicia uma nova fase no seu movimento para a eletrificação da sua gama de veículos, com testes em um veículo conceito, enquanto busca soluções para carros de alto desempenho totalmente elétricos no futuro.

O sistema de acionamento puramente elétrico está sendo combinado com sistemas de controle inovadores para redefinir a combinação de dinâmica, agilidade e precisão. A BMW comemora 50 anos de sua marca M de alto desempenho, lançado este ano o carro de desempenho BMW iLi MS0 e o MBW iX MB60 são totalmente elétricos. O BMW i7 M70, vem para ser o primeiro carro da BMW M baseado em um sedã de luxo, totalmente elétrico, e será lançado no próximo ano, chegando aos Estados Unidos com a versão de entrada na estimativa de 119.300 dólares. Para terem uma noção do que porque desse preço, é esperado que o BMW i7 M70 venha com TV de 31,3 polegadas (79,5 cm), reproduzindo imagens em 8K de definição, além de outras novidades e tecnologias que serão inclusas como o 5G.

Entre os benefícios, como menor índice de poluentes, os carros elétricos têm menor custo de manutenção e abastecimento, além de serem mais silenciosos e eficientes no consumo de energia. O chefe de desenvolvimento da BMW M, Dirk Häcker, comenta:

  • “O teste de conceito se concentra em um sistema de tração nas quatro rodas composto por quatro motores elétricos e um sistema integrado de controle de dinâmica de direção, que juntos fornecem um nível sem precedentes de desempenho e experiência”
  • “A eletricidade dá mais liberdade para as dinâmicas típicas da BMW M”

Preocupação com autonomia, otimização na recuperação de energia

A BMW também vê o caráter de alto desempenho do seu novo sistema de acionamento na recuperação da energia em frenagem, algo muito importante para aumentar a autonomia de seus carros, é esperado que o BMW i7 M70 com bateria de íon lítio de 101,7 kWh atinja com facilidade os 625 km, além de ir dos 0 a 100 km/h em 4 segundos. Um recorde no segmento elétrico!

Confira o que Dirk Häcker comentou sobre o novo sistema de frenagem:

  • “Até os limites da dinâmica de direção, os quatro motores podem assumir a função de um gerador ao frear antes de uma curva, por exemplo, e alimentar a eletricidade de volta à bateria de alta tensão”

Companhia chinesa filiada à Tesla fornecerá as baterias

A EVE Energy Company, companhia chinesa com foco em desenvolvimento de baterias lítios, irá dispor largas baterias cilíndricas para os carros elétricos da BMW na Europa, segundo a agência de notícias britânica, Reuters, já que a companhia segue empresas como a Tesla na adoção de novas tecnologias. O que nos garante uma ótima confiabilidade, já que a Tesla é líder no segmento de veículos elétricos e exploração espacial, mandando em 2018 seu carro elétrico Tesla Roadster para órbita da terra. Atualmente a BMW M usa baterias elétricas do tipo prismáticas, e destaca o impulso crescente para baterias cilíndricas de formato maior, que irão conferir mais autonomia.

Na imagem, Dirk Häcker ao lado de BMW elétrica. Crédito: BMW

Para informações oficiais sobre as iniciativas da BMW M para carros elétricos, clique aqui.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais