Novo capacete com airbag pode ser lançado no mercado. Empresas fazem parceria para o desenvolvimento do acessório.
Está em desenvolvimento o melhoramento de um capacete para ciclistas, que agora terá airbag. O responsável pelo produto são duas empresas suecas que estão estudando formas de melhorar a segurança no cotidiano de quem anda de bicicleta, tanto as convencionais, quanto as elétricas.
Com isso, as empresas Poc e Autoliv se uniram, para pesquisar e trabalhar, com intuito de melhorar o sistema de segurança dos ciclistas. A primeira é uma empresa que fabrica capacetes, entre outros produtos voltados para esse público, enquanto que a segunda trabalha com segurança dentro do setor automotivo.
Tecnologia para salvar vidas
Logo no começo do estudo, as duas empresas querem aumentar a proteção e diminuir de forma considerável os riscos em acidentes. O airbag acoplado aos capacetes, conseguiria minimizar as consequências de um possível impacto.
O protótipo em avaliação tem a ação de absorver energia inicial. Portanto, toda a estrutura do capacete, acaba conseguindo atuar normalmente, mas como uma segunda camada. Sendo assim, o capacete com airbag pode proteger os ciclistas em lesões de graves a fatais de forma muito mais eficientes.
Os riscos sendo diminuídos, é possível que o impacto de um acidente de 20 km/h, possa ter o agravamento reduzido de 80% para apenas 30% de chance de algum dano grave no ciclista.
Como funciona o capacete?
De acordo com informações publicadas, o dispositivo fica localizado dentro do capacete, entre os materiais de proteção, casco e espuma. Quando o ciclista sofre um impacto, a energia aciona o airbag que se espalha pelas extremidades do biker.
Esse acionamento consegue reduzir o impacto do acidente e com isso, traz mais segurança para o acessório de proteção. Além disso, vale ressaltar que as empresas estão trabalhando para deixar o equipamento ainda mais leve e também mais resistente.
De acordo com as desenvolvedoras, um ponto importante que estão tentando resolver é a inutilização do capacete após ele ser acionado. Até o momento, quando o capacete com airbag é acionado, ele não pode ser usado mais. Por esse motivo, a Pov vem trabalhando em um sistema que consiga travar o dispositivo. Dessa forma, o ciclista consegue desativar o airbag quando estiver fora da bicicleta, por exemplo.
Expectativas são altas
Embora nada ainda tenha sido mencionado sobre vendas, não existe uma expectativa para que o produto seja lançado no mercado. Toda a pesquisa ainda está em fase de desenvolvimento, e as empresas contam apenas com um protótipo em teste apenas. Além disso, é possível que esse estudo seja direcionado mais tarde para o ramo das motocicletas, mas isso é uma conversa para o futuro.
Por Susan NogArt