O autódromo Itatiaia Motor Park, no município de Itatiaia, a 180km do Rio, terá acesso fácil para os fãs de corridas que venham da capital.
Para os cariocas fãs do automobilismo, uma grande notícia. Depois de quase 10 anos, o estado vai voltar a ter um local próprio, para sediar os eventos e grandes campeonatos como MotoGP, Stock Car e Fórmula 1.
Depois de ter o Autódromo de Jacarepaguá demolido há praticamente uma década, um novo projeto foi apresentado para que o Itatiaia Motor Park fosse construído. O projeto deve ser realizado na região do Médio Paraíba, no Itatiaia Resort & Eventos. A cerimônia do anúncio foi feita junto com o prefeito da cidade, Irineu Nogueira, Evandro Feu, que é presidente da FEMERJ (Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro) e Djalma Neves da FAERJ (Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro).
Detalhes do projeto de construção do autódromo
De acordo com a apresentação que aconteceu no último dia 10 (de agosto), o parque vai ser construído em um terreno com 770 mil metros quadrados, e também terá um kartódromo. Além disso, será possível acompanhar provas de automobilismo no local, motociclismo e provas em pistas off-road.
O projeto foi desenvolvido por João Mendes, arquiteto e também ex-piloto que já participou de várias modalidades entre o automobilismo e o motociclismo. Quem está responsável por fazer a direção esportiva do projeto é Julio Caio Azevedo Marques, que também tem um vasto currículo e já trabalhou em organizações de provas da Fórmula Indy e da Fórmula 1.
Investimento do autódromo
Até agora, os números levantados para o investimento giram em torno dos R$ 70 milhões apenas em obras de infraestrutura. O prazo para que o autódromo esteja concluído é de 18 meses, a contar do mês de agosto de 2022.
O que se espera desse grande empreendimento, é de que 520 novas vagas de emprego direto sejam criadas, e cerca de 2500 vagas indiretas. O Itatiaia Motor Park também terá alguns parceiros na iniciativa privada que irão ajudar no processo de construção.
De acordo com a prefeitura da cidade de Itatiaia, o autódromo terá uma localização privilegiada. Além de ser construída em uma região hoteleira, também vai ficar no eixo Rio – São Paulo, perto dos aeroportos de Guarulhos e do Galeão.
De acordo com os detalhes do projeto, após a inauguração o parque já terá atrações e torneios que serão disputados por lá. Contudo, além de provas automobilísticas, o autódromo também vai receber diversos outros tipos de atividades culturais ao longo do ano, como festivais, exposições, etc.
Vídeo oficial do projeto