Rumores sugerem que o Monza chinês pode servir de inspiração para o novo Onix 2024 e que poderia vir para o Brasil. Entenda o que é fato e o que é boato nessa história.
Com novos lançamentos para serem feitos, é provável que muitos modelos de carros terão como inspiração carros lançados em outros países. O Chevrolet Monza chinês é um exemplo que vem sendo discutido em redes sociais, e que, sim, deve inspirar novos designs como é o caso do Onix 2024, já que a montadora costuma manter a identidade visual de seus carros.
A história do Monza no mercado internacional começou em 2018, mas atualmente ele chegou em sua versão 2023 na China, trazendo algumas novidades. Dentro do que foi apresentado, algumas reestilizações foram vistas e deram mais vida ao modelo. Tanto visualmente falando, quanto em outras diretrizes mais estéticas da própria marca.
O facelift conseguiu trazer boas tecnologias ao atualizar o sedã, sendo também um grande destaque frente a concorrência que conta com outros nomes antigos bem conhecidos dos brasileiros, como o Santana da Volkswagen (que saiu de linha no final de 2021) e o Escort da Ford, na China.
No entanto, é preciso ressaltar que o Monza 2023 não será o novo Onix 2024, como temos visto algumas pessoas afirmando em redes sociais. Trata-se de carros diferentes: o Monza 2023, oferecido somente em versão sedã, é consideravelmente maior, com seus 4,656m de comprimento, contra 4,474m do Onix Plus 2023 brasileiro. Seu tamanho é equivalente ao do Cruze sedã, que tem 4,665m de comprimento.
Também não há nenhuma previsão de que o modelo venha a substituir o Cruze, algum dia, mesmo que em mercados próximos, como no México, essa substituição já tenha sido feita.
O leitor deve se atentar que nem mesmo a inspiração é dada como certa. Embora não seja a mesma montadora, a Hyundai, por exemplo, não usou o i20 como inspiração para o HB20 2023, como era esperado.
O que mudou no design
O Chevrolet Monza chinês, apresentou algumas modificações na parte dianteira, com relação aos faróis, que agora ficaram mais estreitos. Além disso, a configuração interna da iluminação também mudou. Contudo, a grade ganhou uma nova inspiração, ficando mais próxima do SUV-Cupê Seeker. Deixando a grelha mais preta, favorecendo um contraste entre a pintura e a carroceria.
Com relação à parte traseira, não houve grandes mudanças, mas as rodas e as calotas ganharam um novo desenho, que varia de acordo com a versão do carro escolhida. Dentro da cabine, o motorista irá encontrar muitas novidades. O painel está completamente redesenhado e melhorou muito em ergonomia.
Os quadros são digitais e integrados, com central multimídia que fica bem posicionado logo ao lado, e um console central que fica mais alto. Esses detalhes são bem parecidos com o que já é usado no Onix e no Tracker.
Detalhes da motorização do Monza 2023
No que diz respeito a motorização, o Monza chinês é oferecido, a princípio, em duas versões, uma 1.0 turbo e uma 1.3 turbo. Sendo a primeira com poder de 124 CV e 17,3 kgfm de torque, e a segunda com 163 CV e 23,5 kgfm de potência. Podendo ainda ter câmbio manual ou automático com 6 marchas, e também uma versão automatizada.
Há ainda uma terceira opção, um 1.5 aspirado de 109cv, com potência reduzida em relação ao modelo oferecido em 2022. Até onde sabemos, no entanto, tal opção ainda não se encontra disponível no mercado chinês.
Vale ressaltar, novamente, que esse modelo de Monza não deve vir para o Brasil, mas todas as suas alterações e novidades, podem servir de inspiração para outros modelos. Como é o caso do Onix 2024 e a sua reestilização. O mesmo vale para a parte interna que possui telas digitais e que também pode antecipar alguns esquemas que foram adotados por outras gerações de carro.
Ainda é muito cedo para falar, mas essa pode ser ótima estratégia, principalmente em se tratando de algumas mudanças em potência e torque que o modelo brasileiro viria a ter.
