BMW M começa a testar protótipo elétrico de quatro motores, uma evolução encorpada do i4
Com intuito de continuar evoluindo, a BMW começa a testar um novo protótipo elétrico que possui 4 motores. Não é de hoje, mas a marca já possui um portfólio em carros elétricos que levam o emblema M. Como por exemplo o iX M60.
Contudo, todos os demais modelos que foram lançados com o emblema M até hoje, foram desenvolvidos para serem movidos a pistão. E essa é uma realidade que deve mudar em breve graças aos novos testes que a BMW está fazendo em um novo protótipo, que será motivo a bateria e vai contar com 4 motores. Será uma evolução do sedã i4 M50
O protótipo será um sedã com rodadas perfuradas e terá as mesmas partes dianteiras do M3 e M4. Até o momento se mostra ser uma proposta bastante interessante, principalmente pela carroceria que possui a potência de motores elétricos, que fornecem força e tração para as 4 rodas.
Sigilo sobre detalhes importantes
A marca ainda não revelou mais detalhes sobre autonomia do carro, qual será o peso, devido aos 4 motores e nem a sua potência. Entretanto, a BMW observa que criar um carro que tem cada uma das rodas atribuídas a um motor diferente, pode oferecer diversos benefícios, incluindo mais torque distribuído de forma rápida.
Em tese, o protótipo tem tudo para ter uma tração dianteira, traseira, esquerda e direita completamente separadas. Mesmo que os 4 motores tenham uma conexão entre si, em um controle central que vai fazer toda a parte de monitoramento dos parâmetros mais importantes, é uma grande novidade.
Tudo poderá ser avaliado como condições da estrada, como a distribuição do torque acontece, estilo de direção de cada motorista, e por aí vai. Além disso, ao que tudo indica, as alterações necessárias podem ser feitas em questão de milissegundos. O que é algo extremamente rápido.
O que esperar do novo lançamento
Por não ter tantas informações disponíveis sobre o novo protótipo da BMW, o futuro é incerto. Mas o novo i4 M segue em fase de testes e aprimoramento pela marca, até que as demais condições estejam prontas para coletar e lançar os dados. Após os ajustes de força serem feitos, é provável que mais informações sejam disponibilizadas, para que só então a marca revele mais detalhes do carro.
Contudo, vale ressaltar que a BMW ainda não possui planos para uma comercialização do carro e nem de uma produção em série do protótipo.
