Confira as novidades, preços e especificações da nova scooter Citycom 300i, repensada e redesenhada para atender as expectativas dos consumidores.
Categorizada como Maxi Scooter, motos mais simples e compactas, a Citycom 300i é resultado da parceria entre a montadora brasileira Dafra, e a fabricante taiwanesa SYM, que complementa a parte tecnológica da moto. Montada em Manaus, a Citycom 300i apresenta novo visual e novidades em suas rodas que vinham sendo criticadas pela fragilidade. Com base em tabelas Fipe, o preço médio da Citycom 300i 2023 está na casa dos R$ 25.367,00, com preço médio de seguro de R$ 1.535.41,00.
O redesign de sua lataria em aço, se deu em detalhes, com faixas alaranjadas e partes pretas em black piano, além do novo escapamento acetinado em cinza. O banco também sofreu alterações em seu acabamento, com nova costura e textura para seu couro. Mas as novidades não se limitaram somente ao visual, o novo conjunto de rodas liga leve aro 16, acompanham novos pneus sem câmara, reaproveitando os freios CBS. Além do novo conjunto traseiro de faróis em LED, infelizmente os dianteiros não receberam a mesma alteração, mas nada impede que sejam trocados por Ultra LED.
Potência
Seu motor monocilíndrico 4 tempos, 2V, OHC, é arrefecido a líquido e alimentado por injeção eletrônica. Com potência máxima de 27,8 cv a 6.500 rpm e 2,7 kgf.m a 6.500 rpm de torque máximo, a Citycom chega a velocidade máxima de 145 km/h. A aspiração é natural, com cárter úmido e capacidade de 1,2 litro para óleo.
A partida é elétrica, com câmbio automático CVT de marcha lenta (1.500 rpm), transmissão final se dando por correia dentada, respondendo muito bem em partidas, retomadas e ultrapassagens.
Consumo e autonomia
Se tratando de consumo, a Citycom 300i pode variar um pouco, com tanque de 10 litros a média em ciclo cidade/estrada ficando por volta dos 25 a 29 km por litro de gasolina. O que reflete em uma autonomia média de 250 km; devido ao maior torque, a 100 km/h bate os 6.000 rpm, dando maior folga para ultrapassagens em giro de potência máxima. Uma marca satisfatória para motos automáticas, vale salientar que é uma estimativa média com base em cenários controlados em boas condições de estrada, em cidade, sobretudo em trajetos com muitas subidas é esperado que a Citycom 300i entregue um pouco menos de autonomia por litro.
Dimensões
Sobre suas dimensões, as suspensões se configuram em dianteira com garfo telescópico e 87 mm de curso, já a traseira sendo bichoque com 77 mm de curso. O banco é nivelado em duas alturas, para maior conforto ao levar um passageiro, com altura de 800 mm. A bateria de 12V 10 Ah é selada, com as dimensões gerais da moto ficando em:
Altura: 1455 mm;
Largura: 785 mm;
Comprimento: 2.210 mm;
Entre eixos: 1.500 mm;
Motor: 278,8 cm;
Peso: 185 kg.
Conclusão
Essa Scooter da Dafra é considerada de motorização intermediária, atendendo bem o segmento de Maxi Scooters, sendo assim é indicada para quem busca uma moto que esteja na média dos preços e especificações. Com garantia de 2 anos, a Citycom 300i 2023 entrega versatilidade, é uma moto compacta e leve, não muito baixa, com pára-brisa amplo, assento largo, compartimento de cargas satisfatório e painel legível. Considerando sua autonomia e custos figura entre as scooters com maior custo benefício.
Allan Christian Lima de Oliveira