Nova picape Ram 1200 – mistura de Fiat Toro com Jeep Commander, fabricada no PE

Nova picape da Stellantis, Ram 1200, será fabricada em Goiana-PE.

Pelo que sabemos até o momento, a nova Ram 1200 será uma picape que mistura o Jeep Commander e o Fiat Toro. De início, o modelo está sendo conhecido como “Torona” de forma popular, mas de forma técnica ela é chamada de Projeto 291. É interessante ressaltar que este será o quinto modelo fabricado pela Stellantis a sair da fábrica situada em Goiana, Pernambuco, com a plataforma Small Wide 4×4.

É interessante ressaltar que este carro ilustra perfeitamente como a união das marcas que pertencem à Stellantis pode acabar criando carros inéditos para o mercado do Brasil. Isso porque o Projeto 291 usa o conceito do Fiat Toro de picape com carroceria monobloco para garantir melhor dirigibilidade, mas aproveita os sistemas do Jeep Commander de 7 lugares, como a direção eletrônica, os freios e a segurança. Além disso, o veículo também usa a força do nome Ram no mercado para conseguir se destacar entre os demais.

Assim, devido a essa proposta, é interessante pontuar que a Ram 1200 será maior do que o Toro e deve superar também o Ford Maverick em termos de tamanho. Este segundo veículo também usa o conceito de carroceria monobloco e ao contrário das carrocerias em chassi, presentes em carros como a Hilux e o S10, o modelo monobloco garante uma dirigibilidade de SUV moderno, garantindo características como a estabilidade, o conforto e a segurança.

De acordo com as informações que se tem até o presente momento, o Projeto 291 vai se chamar Ram 1200 por que o Fiat Toro já é vendido em outros mercados como Ram 1000, assim como o Fiat Strada também é comercializado em alguns territórios, como no México, sob o nome de Ram 700. Assim, conforme divulgado pelo portal Autos Segredos, algumas fotos não oficiais das montadoras já revelam fotografias do Ram 1200 ao lado de um Toyota SW4, o que deixa clara a altura da picape, em média 1,85m.

Além disso, de acordo com os sites em questão, o motor da Ram 1200 será 2.2 turbo diesel e 2.0 turbo flex. Em termos de potência, o carro deve chegar perto dos 260 cavalos e contará com o câmbio automático de 9 marchas. Além disso, terá tração 4×4 nas rodas. Em termos de capacidade de carga útil, ele será superior a 1000kg. É interessante ressaltar que a estreia do modelo está prevista para acontecer ainda em 2024 e vale pontuar que este lançamento não elimina o projeto Peugeot Landtrek, que seria uma picape com carroceria chassi desenvolvida no Uruguai.

Na imagem abaixo, projeção do designer Kleber Silva, para o modelo. Clique aqui para mais fotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.