Volvo XC60 2023 híbrido é potente, mas vale o quanto pesa?

Com o lançamento da linha 2023 do Volvo XC60 e XC90 a empresa sueca mostrou que tem agora o seu caminho bem traçado e definido.

Estes indicativos mostram que o objetivo da empresa agora é caminhar em direção a eletrificação de seus veículos cada vez mais. Apesar desta mudança, os modelos da marca não tem passado por grandes mudanças em relação ao visual, mas ganharam muito mais potência com o novo motor elétrico adicionado a eles. Além disso, perderam também um pouco da potência em relação ao motor a combustão, e por fim, a autonomia de suas baterias passou por um aumento significativo muito interessante.

Uma das maiores novidades a respeito dos novos veículos é o fato de que combinam um motor T8, o 2,0 turbo, que conta com injeção direta a gasolina com 314 cv, posicionado na dianteira, e também o motor elétrico, sendo um grande destaque. A respeito do motor movido a gasolina, vale destacar que ele perdeu também a tecnologia do supercharger. Esta ação foi devido à necessidade de se enquadrar nas normas de emissões estabelecidas. Agora, para isso, conta com um alternador com motor de partida de 48V, semelhante aos carros que recorrem a um sistema híbrido leve.

Já em relação ao motor elétrico, o Volvo XC60conquistou um pouco mais de atenção da Volvo agora, e ficou 62% mais potente. Portanto, agora são 145 cv e 31 kgfm de torque combinado com baterias de 18kW, que antes eram de 11kW. Ao longo de uma semana em que a novidade foi testada por especialistas ficou muito claro os objetivos da Volvo, que esta quer mostrar para seus clientes uma experiência diferenciada com a eletrificação dos seus modelos. Assim, a autonomia elétrica assa de 44 para 78 km permitindo um uso mais cotidiano sem que seja necessário gastar com gasolina.

Para as distâncias mais longas, entretanto, é possível então usar o motor a gasolina. Visto que o Volvo XC60 justamente quer oferecer estas possibilidades que o torne mais versátil, assim como éb buscado por todos os modelos que adotam esta visão híbrida.

Outra novidade diferenciada que vale mencionar a respeito do Volvo XC60 é a adoção do One Pedal, inserido no carro. Ele permite que o motorista consiga dosar o acelerador com uma frenagem ou então desaceleração mais rápida, poupando os freios deste e regenerando as baterias do modelo. Por fim, outra mudança diferenciada é a respeito da adoção do sistema Google na multimídia do carro, que vem também com o auxílio da assistente Alexa e também um espelhamento do Google Maps.

Com tantos pontos interessantes, na prática, o Volvo XC60 se tornou de fato muito mais potente e cheio de possibilidades. Mesmo com tantas mudanças, sempre fica muito claro que a Volva investe muito a respeito da eficiência de seus carros, mas não tem uma visão ampla a respeito da esportividade dos seus SUVs, mesmo que este conte com alguns aspectos desta natureza. Portanto, a conclusão é que os modelos da Volvo contaram com uma evolução muito rápida, o que mostra neste novo modelo, e pode ser um modelo interessante para o dia a dia pela sua versatilidade híbrida.

O preço do Volvo XC60 é de R$ 439.950, e aparentemente é bem compatível com o que o modelo oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.