Descubra de que cidade e estado vem um carro com placa Mercosul

Importante para quem está comprando carro, origem do veículo pode ser consultada com aplicativo Sinesp Cidadão.

A mudança para a placa Mercosul no Brasil causou algumas alterações, e não foram apenas no formato de distribuição de números e letras que são usados para identificar os carros. Agora, com a adoção do novo modelo no Brasil, está mais complicado para descobrir alguns detalhes a respeito do veículo. Isso, pois não somente em uma simples olhada mais para a placa se tem a informação de qual a cidade ou estado de origem do carro, coisa que antes com a antiga placa era possível rapidamente.

Desta forma, agora para se descobrir estas informações a respeito de um carro, de qual localidade ele é, é preciso adotar algumas medidas para tal. Assim, existe um meio que pode ajudar a realizar esta pesquisa de forma fácil. Vale lembrar, esta prática não é ilegal e pode ser feita através de um aplicativo dedicado a isso, que está totalmente dentro das normas e pode ser utilizado sem maiores problemas.

Inclusive, são informações importantes para quem compra carro, para saber a procedência do veículo, sem precisar perder tempo antes da oferta conferindo documentação.

O aplicativo em questão que pode te ajudar nesta descoberta é o Sinesp Cidadão. Através dele é possível com a placa Mercosul saber de onde o carro em questão está vindo, sua origem geral, com cidade e estado. Este é um recurso que foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, portanto, está dentro da lei e pode ser usado por qualquer cidadão que deseja realizar este tipo de pesquisa.

Veja como funciona o aplicativo

É muito simples utilizar o Sinesp Cidadão, e o cidadão pode consultar a placa de qualquer carro sem maiores problemas. Através do app o cidadão deverá então digitar as letras e os números da placa desejada. Vale lembrar, este recurso só funciona com as placas Mercosul. Assim, em seguida ele irá obter o resultado desejado com a origem do veículo em questão em apenas poucos segundos. Acompanhado disso, o cidadão poderá ver o modelo, marca e também detalhes como ano de fabricação do carro, e claro, o local onde ele foi registrado pela primeira vez.

Além disso, o aplicativo permite que os donos de carros realizem um cadastro de seus veículos, e este procedimento pode ser muito útil em caso de alertas de roubos ou então de furtos. Pois com isso é possível conseguir informações do local onde o sinistro ocorreu, facilitando o processo para que o veículo venha a ser recuperado. Outras funcionalidades também podem ser encontradas no app é o fato de que este fornece informações a respeito também de pessoas que se encontram foragidas da Justiça.

Desta forma, basta baixar o aplicativo e digitar no campo que aparecerá os dados da placa, para que em seguida as informações a respeito do veículo apareçam na tela. É um procedimento bem simples e que o próprio aplicativo irá guiar o usuário para este resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.