Jeep Gladiator 2023 – análise, preço e ficha técnica

Confira aqui os prós e contras do novo Jeep Gladiator 2023.

Na última semana, mais precisamente no dia 4 de agosto de 2022, a Stellantis apresentou o novo Jeep Gladiator 2023, primeira picape da marca a estar presente oficialmente no Brasil. Este modelo da Jeep é baseado no Wrangler e deve chegar às concessionárias da marca em apenas uma versão, a Rubicon, que custará cerca de R$ 500 mil. É importante lembrar que este modelo não contará com opcionais.

Este modelo de picape chegará ao mercado como uma alternativa ao Wrangler, porém, com uma carroceria mais versátil, já que este modelo conta com caçamba. Segundo a própria Jeep, o novo veículo deve manter o preço próximo do valor da Wrangler e inicialmente contará com um estoque de apenas 300 unidades do veículo.

O nome Gladiator Rubicon foi dado devido a uma trilha localizada em Serra Nevada, nos Estados Unidos. Esta trilha norte-americana é considerada uma das mais difíceis do mundo. A trilha possui cerca de 35 quilômetros e para atravessa-la são necessários pelo menos dois dias, uma vez que o caminho exige bastante do motorista e conta com diversos obstáculos.

Uma diferença entre o Wrangler e o Gladiator está nos pneus. Enquanto o Wrangler utiliza pneus BFGoodrich Mud Terrain de 255 mm, que são próprios para autilização em trilhas off-road, o Gladiator conta apenas com pneus de uso misto.

Quanto ao motor, o Jepp Gladiator contará com o motor V6 3.6 Pentastar, que é um velho conhecido do público brasileiro e que esteve presente na geração anterior do Wrangler. Este motor conta com um bom desempenho, porém, não possui uma arrancada muito forte, já que o modelo é bastante pesado e precisa deum pouco mais de tempo para embalar.

O câmbio da picape é automático de 8 marchas. Este câmbio é produzido pela ZF conta com trocas de marcha bastante suaves. Já o modo de tração do carro pode ser acionado em uma alavanca do lado da transmissão e são bem fáceis de se operar.

A picape conta com um multiplicador que entrega mais torque para as rodas, além de possuir barra estabilizadora com sistema de desconexão eletrônica. Com esta nova tecnologia, a picape consegue trabalhar com a suspensão em ângulos maiores, facilitando assim o modelo a superar obstáculos. Vale lembrar que esta função não funciona caso o veículo esteja em velocidades muito altas, já que neste caso ele corre altos riscos de capotamento.

Por fim, outra novidade bem bacana no modelo é a presença de uma câmera frontal que ajuda o motorista a visualizar pontos cegos por onde a picape está passando.

O Jeep Gladiator 2023 possui ângulos de entrada de 43°, já o ângulo de saída é de 26°. O ângulo de rampa do modelo é de 20° e a altura mínima do solo é de 27 cm, com capacidade de submersão de até 76 cm.

Itens de Série:

Entre os itens de série presentes no modelo podemos citar: faróis e luzes diurnas de LED e com acionamento automático, rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis de neblina, acabamento em preto brilhante, lanterna de LED, chave com sensor presencial, travas elétricas, vidros com função antiesmagamento e de um toque, retrovisor eletrocrômico, volante com regulagem de profundidade e altura, bancos em couro, ar condicionado de duas zonas, central multimídia de 8 polegadas, câmera de ré, câmera frontal, controle de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus, airbags, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, monitor de ponto cego e detector de tráfego cruzado.

Ficha Técnica

  • Motor dianteiro: 3.6 V6 24V a gasolina
  • Potência: 284 cavalos a 6.350 rpm
  • Torque: 35,4 kgfm a 4.300 rpm
  • Peso/Potência: 7,9 kg/cv
  • Peso/Torque:63,8 kg/kgfm
  • Câmbio: Automático de 8 marchas
  • Tração: 4×4 com acionamento por alavanca
  • Consumo médio segundo o Inmetro: 7,44 km/l na Estrada e 6,5km/l na Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.