Kia EV6 GT 2023 elétrico chega a até 259 km/h e tem até modo drift

Kia EV6 GT 2023: crossover elétrico alcança os 260 km/h e conta com autonomia de mais de 400 km; saiba mais.

O novo crossover elétrico da Kia, o EV6 GT, produzido na nova plataforma Modular Elétrica Global (E-GMP) da montadora sul-coreana, está sendo considerado o veículo mais rápido da história da marca: em apenas 3,5 segundos, o carro alcança os 100 km/h e possui velocidade máxima de 260 km/h. Esses números impressionantes resultam dos dois motores possuídos pelo modelo que, em conjunto, fazem com que o carro tenha 585 cavalos de potência e torque máximo de 75 kgfm.

Além da velocidade que impressiona, o EV6 GT conta com outro elemento importante quando falamos em carros elétricos: a boa autonomia de 424 km com apenas uma carga de bateria. A Kia também informou que o modelo conta com carregamento ultrarrápido de até 240 kW e, dessa forma, o nível de bateria do EV6 GT sairia de 20% para chegar a 100% em apenas meia hora.

Para alcançar os excelentes números na parte de motorização e velocidade, a Kia realizou alguns ajustes no EV6 GT, entre eles o diferencial traseiro que conta com deslizamento controlado de maneira eletrônica a fim de melhor distribuir o torque, freios superdimensionados, rodas de aro 21”, suspensão mais baixa e, ainda, diferentes modos de condução, entre eles o GT e o Drift. O modo GT acompanha a proposta esportiva do modelo, enquanto o modo Drift distribui a potência do carro pelas rodas traseiras.

Os modelos EV6 são os primeiros BEV (Battery Electric Vehicles ou Veículos Elétricos à Bateria) da Kia, e dão o pontapé inicial na transição da marca para a completa eletrificação de seus modelos. Ho Sung Song, presidente e CEO da montadora sul-coreana, afirma que o EV6 se apresenta como o representante do início do compromisso da marca com a mobilidade sustentável. A Kia possui um plano a médio e longo prazo de, até o ano de 2030, ter cerca de 40% de suas vendas advindas de modelos BEV, PHEV(híbridos plug-in) e HEV (elétricos híbridos). O EV6 foi, conforme a montadora, o primeiro modelo BEV de um total de 11 planejados para serem lançados até o ano de 2026.

No Brasil, o EV6 deve chegar apenas no final do próximo ano, segundo informações do presidente da Kia Motors Brasil, José Luiz Gandini. No final de 2021, o próprio Gandini revelou que já haviam unidades do modelo rodando pelas ruas brasileiras, embora ainda em fase de testes. Dessa forma, há um atraso inesperado no lançamento do EV6 no mercado brasileiro, e isso se deve, também segundo o presidente da Kia no Brasil, às dificuldades da matriz da marca, localizada na Coreia do Sul, em atender à demanda. As prioridades são os mercados norte-americano e europeus, assim, a estreia do EV6 em outros mercados acabou sendo prejudicada. Portanto, os brasileiros ainda terão de esperar algum tempo para ver o EV6 rodando por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.