Kia Challenge: TikTok tem desafio para roubo de carros via cabo USB

Kia Challenge: tag viral do TikTok traz vídeos de criminosos roubando carros através de cabo USB.

A rede social TikTok é um grande sucesso, principalmente entre os mais jovens. Vídeos curtos com dancinhas se tornaram moda e não é incomum vermos por aí pessoas gravando conteúdos para os desafios da rede. Porém, além das dancinhas, recentemente se tornou viral o desafio chamado de “Kia Challenge” e também a trend denominada “Kia Boys”, nas quais criminosos ensinam como roubar veículos da Kia (daí o nome da tag) e também da Hyundai usando apenas um cabo USB.

Nos vídeos da tag “Kia Challenge”, é possível ver os criminosos realizando a ação: eles levantam a tampa da coluna localizada atrás do volante e, por meio de um cabo USB desencapado, realizam ligações para fazer o veículo dar a partida. Já na tag “Kia Boys”, os ladrões são jovens com idades entre 14 e 17 anos que, além de roubar os veículos, utilizam os carros para fazer os famosos rachas ou, até mesmo, realizar outros furtos. Nos Estados Unidos, a polícia registrou, inclusive, acidentes com mortes ligados ao desafio “Kia Boys”.

O TikTok, ultimamente, têm removido vídeos associados às duas tags, porém, pesquisando por “Kia Challenge” ou “Kia Boys” na plataforma, ainda é possível encontrar vídeos de roubos e até mesmo de atos de vandalismo. A rede social ainda não se manifestou oficialmente sobre as trends.

Por outro lado, no próprio TikTok se pode também encontrar os desabafos de donos de carros que foram vítimas dos criminosos das tags “Kia Challenge” e “Kia Boys”. Uma usuária que não chegou a ter seu carro levado gravou um vídeo mostrando o interior de seu Kia depredado, com objetos jogados no chão do veículo e a fiação atrás da direção exposta.

Segundo policiais de estados norte-americanos, os roubos de veículos aumentaram muito após os vídeos do desafio “Kia Challenge”. Nos Estados Unidos, a alta no número de roubos de veículos Kia e Hyundai foi registrada, sobretudo, em estados como Texas, Ohio e Wisconsin. Apenas na cidade Milwaukee, cerca de 60% dos veículos furtados até o momento são das marcas Kia e Hyundai. Há, inclusive, a suspeita de que o desafio “Kia Boys” tenha começado na capital de Wisconsin, ainda em 2021.

O desafio, porém, já se espalhou para outros países. No mês de julho, a polícia de São Petersburgo, na Rússia, publicou em sua conta no Twitter a informação de que desde o início daquele mês, mais da metade dos carros roubados na cidade eram ou Kia ou Hyundai. A publicação da polícia russa pedia, ainda, que os donos de carros das duas marcas tomassem cuidado e trancassem seus veículos.

A explicação para o surgimento das tags “Kia Challenge” e “Kia Boys” pode estar em uma vulnerabilidade dos modelos Hyundai lançados entre 2015 e 2021, e os Kia lançados em 2011 e 2012. Esses modelos não possuem o chamado imobilizador eletrônico de motor, que funciona como um dispositivo anti-furto, tornando-se, dessa forma, alvos mais fáceis para os criminosos.

No Brasil, não há informações concretas sobre aumento nos furtos de veículos Kia ou Hyundai, especificamente, contudo, lembrar de trancar o carro é sempre uma boa pedida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.