Kia confirma vinda do novo Sorento 2023, híbrido, para o Brasil.
Desde o início de 2022, o setor automotivo brasileiro comenta sobre a possível chegada do novo Kia Sorento ao mercado nacional. Agora, conforme as últimas informações da própria montadora, o modelo chegará, de fato, em meados de março de 2023, como um importante integrante da nova estratégia da companhia para montar um portfólio completamente elétrico para o Brasil.
Por enquanto, a marca de origem sul-coreana já tem por aqui a quinta geração do modelo Kia Sportage e o Kia Stonic, ambas as opções em suas versões híbridas.
A confirmação sobre a chegada do novo Kia Sorento foi dada durante o lançamento da nova versão do Kia Sportage, sendo anunciada por José Luiz Gandini, atual presidente do Grupo Gandini, empresa que representa a marca do Brasil.
Observação: o Kia Sorento é comercializado no mercado brasileiro desde a sua primeira geração. Contudo, o modelo está disponível para aquisição no país apenas em sua terceira geração. Por outro lado, o mercado automotivo estrangeiro já vende a quarta geração do carro.
Sobre o novo Kia Sorento
A 4° geração do Kia Sorento possui diversas afinidades com os modelos anteriores. Os motores continuam potentes, algo que já era esperado.
Dito isto, a gama do SUV possui duas alternativas híbridas: uma do novo Kia Sorento com 265 cavalos, enquanto a outra, mais tradicional/comum, tem 230 cavalos. Contudo, a expectativa é de que apenas uma dessas opções chegue ao Brasil.
Porém, vale observar a presença do Smartstream-G1 1.6 TGDI, conhecida na opção híbrida plug-in, especialmente devido aos investimentos do grupo Gandini na eletrificação do portfólio nacional.
Considerando a configuração apresentada com o propulsor Smartstream-G1 1.6 TGDI, com funcionamento a gasolina e em união com o motor elétrico, temos os 230cv com torque de 35,7 kgfm. A transmissão é automática composta por seis marchas. No que diz respeito a velocidade, a informação é de que o modelo é capaz de atingir 193 km/h. Conforme a versão, o carro pode fazer de 0 a 100 km/h em 8,6 ou 9 segundos.
Na cidade, o novo Kia Sorento chega a fazer 15,3 km/l, enquanto na estrada obtém 14 km/l. A configuração que deve chegar ao Brasil não deve possuir a recarga externa, tal como observado com as opções plug-in. Mas terá sistema de regeneração das baterias por meio das frenagens.
O modelo que já é vendido fora é fabricado em plantas da montadora situadas em diversos países como, por exemplo, Vietnã, Coreia do Sul e os Estados Unidos.
Acompanhe nossas atualizações e fique bem informado!