Sono Motors Sion: crossover elétrico com painéis de energia solar


Um dos assuntos mais comentados a medida que os carros elétricos têm avançado no mercado mundial é a adoção dos painéis de energia solar espalhados pelas carrocerias destes para que o modelo se torne ainda mais sustentável e eficiente nesta questão.

Apesar de ser uma solução com um potencial positivo que garantirá maior eficiência para modelos elétricos, a questão é que nenhuma montadora até o presente momento tinha ainda desenvolvido um veículo que conte com esta particularidade. Entretanto, este cenário agora parece estar mudando, e as expectativas são muito boas. A pequena fabricante alemã Sono Motros resolveu desenvolver o primeiro veículo com estes detalhes. De acordo com o que se sabe até o momento, os valores do carro criado pela marca são bem semelhantes ao de um Jeep Renegade atualmente no Brasil.


A sede da empresa fica localizada em Munique, e lançou agora o seu modelo Sion, que é uma espécie de um crossover elétrico mas que conta com este diferencial de sua carroceria ser toda revestida com painéis solares. Vale mencionar, entretanto, que para alguns, o desenho deste não é muito atraente, partindo do conceito Lightyear 0. Mas as linhas retas deste modelo contam com algumas inspirações diferenciadas e conseguem acomodar as placas de forma prática. Foram adotadas para o modelo exatamente 456 células nas placas.


O resultado deste emprenho para desenvolver um veículo que conte com o diferencial dos painéis solares mostra pontos positivos e interessantes para os motoristas interessados no mercado de elétricos. Neste caso, a autonomia do modelo de acordo com a fabricante promete 305 km, mas isso pode aumentar, com uma média de 112 km por semana, podendo até mesmo atingir 245 km extras. A Sono destacou que o Sion ainda proporciona para os motoristas uma praticidade maior, pelo fato de que não precisam parar para carregar os veículos muitas vezes, sendo cerca de quatro vezes menos do que outros carros elétricos.


Leia também:  Peugeot 208 THP Feline 2013 - Teste Drive e Análise em Vídeo

Este pode parecer um fato óbvio, visto que o próprio Sion consegue conseguir fornecer a energia desejada para o seu funcionamento, bem como para outros dispositivos também. Ele pode até mesmo carregar outros automóveis com esta particularidade. Isso deve-se ao fato de que a marca empregou ao modelo uma tecnologia de carregamento bidirecional, que dá esta característica de carregador a ele. As baterias do Sion são de 54 kWh e podem ser abastecidas em estações de carregamento rápido de até 75 kW.


Não foram revelados muitos detalhes ainda pela Sono Motors a respeito da motorização e nem mesmo do desempenho do modelo em outros aspectos. Outro ponto é o fato de que não há um valor defino até o presente momento, mas a estimativa neste sentido é de que o preço do veículo seja de cerca de 25.126 euros, o que em conversão direta chegaria ao Brasil valendo R$134.800 na cotação atual. A titulo de comparação, um modelo Volskwagen ID.3 custa agora 38 mil euros, cerca de R$203.900 em conversão direta.

Uma expectativa da empresa é que sejam feitos 250 mil exemplares do modelo até o final desta década. Ao que parece, o desejo da marca pode ser realizado de fato, pois com os detalhes preliminares obtidos o carro já conta de agora com 19 mil reservas, com entrada média de 2225 euros. Caso todas as encomendas então se confirmem, o Sion contará com um acúmulo de 400 milhões de euros logo de cara. Um detalhe adotado pela marca é que para que os custos passem por uma redução, esta adotou uma fabricação terceirizada, que será realizada por uma empresa localizada na Finlândia.

Leia também:  Fábrica da Volkswagen em Taubaté-SP - 150 vagas de emprego para novo Polo Track



Outros Conteúdos Interessantes



Você gosta de carros e motos e escreve bem? Gostaria de escrever para nosso site e ser remunerado por isso? Então clique aqui e envie seu texto para avaliarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.