Nova redução de IPI para carros, motos e SUVs novos 2022 – preço vai baixar


Novas medidas do governo federal prometem um preço menor para carros e motos, aliviando o efeito da inflação.

Na última sexta-feira (29) foi publicado por parte do Governo Federal o decreto de n° 11.158 que conta com algumas novas informações importantes a serem consideradas pelos motoristas. Isso, pois de acordo com o que foi ressaltado no documento em questão, agora haverá um aumento na margem de redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que será então aplicado em diversos bens de consumo. Entre estes, estão incluídos os automóveis novos, bicicletas e também as motocicletas.


Agora, com esta mudança, a redução da alíquota do IPI de carros novos passa a ser de 24,75%, e será estendida também para os modelos SUVs. Em março deste ano, quando a maioria dos produtos industrializados contaram com uma redução de 25% na alíquota do IPI, os automóveis contaram com uma redução de 18,5%. Com estas mudanças feitas agora, a redução em questão foi igualada.


Um comunicado que foi feito pelo Ministério da Economia destacou a respeito destas mudanças, reforçando que a elevação do percentual em questão agora se equipara com a redução do imposto para o setor automotivo e concedida a outros produtos industrializados. Um ponto a ser lembrado é que a redução destacada aqui é a respeito da alíquota do IPI, que tem uma variação de 7% para os veículos que contam com motor 1.0 flex ou então 25% para os automóveis que contam com motores 2.0 a gasolina. Outro detalhe a respeito desta questão é que o efeito da redução realizada agora não será notável por um período extenso.


Ainda no mês de abril, havia sido anunciada uma redução de IPI de 35%, que era a respeito de picapes, furgões e vans. Neste momento inicial, os automóveis que são classificados como SUVs ficaram de fora desta redução em questão. Algo que foi modificado com esta nova redução que foi divulgada no último mês, no dia 29.


Leia também:  Peugeot 208 GTI - Modelo terá lançamento no Salão de Paris 2012 em setembro

A medida que foi tomada agora foi comentada pela Anfavea, que é a associação dos fabricantes de automóveis. Em uma nota, os responsáveis destacaram alguns pontos sobre estas medidas que foram tomadas agora. No comunicado estes pontuaram que a decisão tomada pelo Governo Federal foi sensata, e em especial o fato de que o Ministério da Economia adotou esta medida buscando por uma carga tributária mais compatível com a de outros países produtores de veículos.

Outro ponto que foi destacado pelos responsáveis pela associação foi ao respeito do fato de que mesmo os veículos que se encontram já nas concessionárias e ainda não foram vendidos também poderão ser refaturados, da mesma forma como aconteceu março deste ano quando ocorreu a outra alteração neste sentido. Assim, estes poderão passar por este procedimento onde serão refaturados com a alíquota de IPI menor que está sendo adotada agora com o decreto estabelecido pelo Governo Federal.

Mas vale ressaltar, esta redução em questão agora tem uma tendência a ser menor. Isso, pois os efeitos causados pela redução do IPI do mês de março, de acordo com o que foi observado logo desapareceram no primeiro reajuste de preços que foi promovido pelas fabricantes. Desta forma, é um ponto necessário a se atentar neste momento.

Para situar os motoristas e outras pessoas que ainda se perdem em algumas questões relativas aos impostos que são empregados aos veículos e outros produtos, vale destacar aqui do que se trata o IPI. Este imposto atualmente está em cima de cerca de 4 mil itens distintos, tanto nacionais como importados. Todos que contam com este valor passaram por algum processo de industrialização, seja qual ele for. Portanto, sendo assim, recebem esta aplicação em cima de seus valores. O IPI pode ser usado em caráter extrafiscal para fomentar um setor econômico específico através de uma isenção ou então redução das alíquotas destes.

Leia também:  Datsun deve apresentar Novo Carro no Salão de Frankfurt 2013


Carros novos


Outros Conteúdos Interessantes



Você gosta de carros e motos e escreve bem? Gostaria de escrever para nosso site e ser remunerado por isso? Então clique aqui e envie seu texto para avaliarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.