O Polo, tanto em sua carroceria hatchback como na versão Sedã, é um dos marcos da história da Volkswagen no país e em breve receberá um novo modelo de entrada, o Polo Track 2023.
Com a possível "aposentadoria" do Gol, a fabricante já anunciou a chegado do Polo Track 2023 no mercado nacional, como a sua aposta para a categoria de entrada, ou, categoria popular.
A Volkswagen já iniciou o processo de modernização da sua fábrica, que está localizada na cidade de Taubaté, para a produção do modelo. Lembrando que a Volkswagen investirá 7 bilhões na América Latina até o ano de 2026.
Dessa maneira, a linha de montagem em São Paulo será modernizada para poder produzir automóveis utilizando a plataforma MQB-A0. Para tal, a VW passou por uma reformulação enorme, além de adicionar 80 novos robôs baseados na plataforma MQB-A0 para construir a carroceria. Mudanças estas que, poderá aumentar a capacidade de produção em 33%.
Ganhando também a nova soldagem a laser, tri-focus, segundo a Volkswagen, única empresa do país com tal ferramenta. A área de montagem também foi ampliada para incorporar o motor, transmissão e suspensão. Além disso, os funcionários são treinados para aprender novos processos na linha de produção.
Voltando para o Polo Track, as especificações do novo veículo ainda não estão confirmadas pela marca, porém existem especulações sobre o que está por vir. Confira abaixo.
Polo Track 2023
Imagens do Polo Track ainda não foram divulgadas, assim como informações sobre as especificações mecânicas do veículo. Entretanto, a expectativa da Volkswagen é apetrechar o exemplar com um motor 1.0 12V EA211 com 75 cv e 9,7 kgf de torque com combustível a gasolina e 86 cv e 10,4 kgf com o combustível etanol. É importante ressaltar que, o hatchback será produzido sob a plataforma MQB-A0.
Breve história do sucesso do Polo
O Polo foi lançado no Brasil em 2002, como o primeiro modelo de hatchback compacto "premium" do mercado. Revolucionando o mercado nacional dos veículos compactos, diferenciando-o dos outros compactos comercializados na época como o Fiat Palio, Ford Fiesta e Chevrolet Corsa, por suas características mais modernas.
Mesmo sendo um veículo de produção nacional, possuía as suas configurações técnicas muito similares ao do modelo europeu. O Polo possuía uma das plataformas mais modernas da época, a plataforma PQ24, utilizada pelo Gol G5 e também, o primeiro carro produzido no Brasil com painéis de carroceria soldados a laser.
A partir do lançamento, o modelo conquistou os consumidores e a marca optou pela continuidade do veículo, remodelado e trazendo para as concessionárias várias versões como modelos mais esportivas e novas gerações. Enquanto aguardamos a chegada do novo Polo, que tal conhecer a sua atual versão. Confira abaixo o resumo da geração que está sendo comercializada no mercado.
Volkswagen Polo 2022
O Volkswagen Polo está em sua sexta geração e é um dos hatch's mais populares entre os consumidores. É fabricado sobre a plataforma MQB-A, possuindo cinco versões e quatro opções de motorização.
A versão popular possui o motor 1.0 MPI, 84/75 cavalos e 10,4/9,6 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas. As versões Comfortline e Highline possuem com o motor 1.0 turbo, com 128/116 cavalos e 20,4 kgfm de torque e câmbio automático Aisin de seis marchas.
Em fim, a opção esportiva do hatch apresenta o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas.
Versões do Polo 2022
- 1.0 MPI Flex;
- 1.6 MSI Flex;
- 1.6 MSI, Aut, Flex;
- 1.0 200 TSI Comfortline, Aut, flex;
- 1.0 200 TSI Highline, Aut, flex;
- GTS 1.4 250 TSI, Aut, flex.