Nova moto Shineray JEF 150s 2022, rival de Honda CG 160 – comparativo técnico


Shineray JEF 150s é lançada com o preço similar ao da Honda CG 160. Mas será que tem o que é preciso para competir com a líder?

A Shineray anunciou o lançamento da sua mais nova versão de moto utilitária urbana, a JEF 150s. Desta vez, a montadora parte direto para a uma “briga” com a sua principal concorrente, a Honda, com a sua famosa CG160 para abocanhar uma fatia bem significativa do mercado de motocicletas.


Sem divulgar maiores detalhes sobre a configuração da nova linha, a montadora sediada na cidade de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco, retomou com toda a força a estratégia de incrementar a sua participação no mercado brasileiro voltado para os grandes centros urbanos.


Para quem não conhece de perto a nova linha, a nova Shineray JEF 150s veio para substituir o seu modelo anterior, a JEF 150 e, segundo alguns dados divulgados oficialmente, possui configuração semelhante à sua principal concorrente.


Apesar de algumas diferenças entre as demais, a nova linha JEF 150s possui um preço de tabela semelhante à Honda CG 160. Pela tabela oficial de ambos os modelos, a versão Shineray será vendida ao preço final de R $12.290,00. O modelo da fabricante japonesa sai de fábrica com uma diferença de R $10,00 a menos, ou seja, R$12.280,00.


Se na questão do preço, a JEF 150s não se distancia tanto de sua concorrente, no quesito de motorização, a diferença já pode ser notada. Para começar, a nova linha da Shineray possui motor somente a gasolina. Já o modelo da Honda vem com motor flex e foi a primeira a ter um motor de quatro tempos no Brasil.

A nova Shineray vem com um motor de quatro tempos, com partida elétrica e com 2 válvulas, monocilíndrica e com cinco marchas. Ela possui uma potência de 10,3 CV e um torque de 1,42 Kgfm, sendo capaz de atingir uma velocidade de até 120 Km/h. A sua rival, a CG 160 possui um motor capaz de atingir cerca de 15 CV de potência.

Leia também:  Millenium - Blindagem de Carros

Ainda não temos dados de consumo da JEF 150s, mas a Shineray JEF 150, a versão anterior, fazia cerca de 40km/l com gasolina, contra 41km/l da CG 160.

Com relação ao visual, alguns detalhes ainda não foram revelados como o painel que se presume ser parcialmente digital e luzes de seta em LED segundo algumas imagens divulgadas na internet, além de rodas em liga leve. De acordo com as imagens, o farol em configuração única funciona com uma lâmpada halógena. A nova JEF vai ser disponibilizada nas cores preta e vermelha para todos os consumidores brasileiros.

Alguns detalhes ainda podem ser notados com a nova linha JEF 150s como o freio a disco na roda dianteira. Segundo os especialistas, esta configuração não está presente na CG 160 da Honda, na versão semelhante, a Start.

Em relação ao conjunto visual da nova linha da Shineray, o modelo mostra ainda configuração bem tradicional com o chamado garfo telescópico na dianteira. Entretanto, a traseira já mostra uma configuração menos usual ao adotar um sistema com o uso de um único amortecedor.

Como dito anteriormente, a fabricante possui o objetivo de expandir o seu mercado consumidor e com o lançamento da nova geração JEF 150s, ela vai tentar incrementar a sua participação no mercado de motos voltados para as grandes cidades.

A marca Shineray é a terceira montadora que mais vende motocicletas no país. Atualmente, ela fica atrás de sua principal concorrente, a Honda, que se encontra como a campeã em vendas em todo o território nacional, com cerca de 78% do mercado, seguida da Yamaha, com 17%.

Resta saber se a JEF 150s terá força para abocanhar mercado da CG 160.

Leia também:  Denatran exigirá alteração na Documentação de Motos com Baú

Daniel Feitosa


Shineray JEF 150s 2023


Outros Conteúdos Interessantes



Você gosta de carros e motos e escreve bem? Gostaria de escrever para nosso site e ser remunerado por isso? Então clique aqui e envie seu texto para avaliarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.