Lista de motos que podem ter isenção de IPVA em 2023


Confira os modelos de motos que podem ter isenção de IPVA, se os estados assim permitirem.

O Senado Federal brasileiro aprovou na quarta-feira, 6 de julho de 2022, o projeto PRS 3/2019, que visa autorizar a redução “zerada” da alíquota do IPVA. Benefício este que, estará disponível para motos de até 170 cilindradas.


Conforme enunciado, a medida não é uma intervenção impositiva, ou seja, o Distrito Federal e os estados têm autonomia para decidir sobre a sua aplicação.


O projeto foi apresentado por Chico Rodrigues (do partido União-RR) e relatado durante a tramitação pela Comissão de Assuntos Econômicos no Senado por Mecias de Jesus (do partido Republicanos-RR).


O PRS 3/2019, em seu texto original contemplava somente o setor equipado de até 150 cilindradas, porém, as empresas do setor se posicionaram argumentando sobre o bem social que a ampliação da redução para até 170 cilindradas pode gerar, abrangendo todos os consumidores de que possuem uma baixa cilindrada.


Em sua defesa, Chico Rodrigues pontua que pelo menos 85% dos consumidores desse segmento são pertencentes às classes C, D e E, utilizando a categoria de veículo para deslocar-se até o trabalho. Consoante o senador, esses consumidores têm o poder aquisitivo baixo e sofrem com a falta de transporte de qualidade, recorrendo à classe de transportes mais econômica, acessível e comum que são as motocicletas de baixa cilindrada. Lembrando que, muitos trabalhadores dependem desses veículos para o seu sustento diário.

Chico Rodrigues, chancelou o argumento econômico do projeto pedindo que os demais representantes pensassem sobre o impacto social que a proposta poderá desempenhar.

O projeto foi promulgado (oficialmente declarado) nesta segunda-feira, 11 de julho de 2022, valendo a partir do ano de 2023. Segundo a publicação do Diário Oficial da União, a resolução entrará em vigor produzindo efeitos a partir de 1.º de janeiro do exercício financeiro subsequente, ou seja, a partir de janeiro de 2023.

Leia também:  Dicas para não cair no golpe do falso mecânico

Dessa forma, devemos cobrar dos nossos representantes dos poderes estaduais e municipais para aderirem à redução do imposto, demonstrando ser de interesse do povo que a medida seja acatada e posta em prática no ambito estadual. Após isto, temos que esperar os resultados da resolução para o próximo ano.

Enquanto aguardamos, podemos prever quais são as motocicletas que podem se enquadrar na isenção do IPVA 2023. Confira a lista completa abaixo.

Motos que se enquadram na isenção do IPVA 2023

Vale a pena comprar uma motocicleta de baixa cilindrada?

O mercado das motos tem ganhado espaço exponencial nas estatísticas de compras automobilísticas. Devido à crise e ao aumento dos preços na produção dos automóveis, os consumidores estão buscando o veículo de duas rodas como a melhor alternativa, pelo seu custo-benefício.

Segundo os dados levantados pela Fenabrave, o setor teve um aumento de 27,40% nas vendas em 2022, em comparação ao mesmo período entre janeiro e abril do ano antecedente. O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., chancela pontuando que, apesar do crédito mais restrito, o segmento segue com bons resultados.

A categoria das motocicletas de baixa cilindrada é uma excelente opção para se deslocar no dia a dia, trabalhando ou para passear pela cidade aos finais de semana e até mesmo, é eficiente para pequenas viagens urbanas. Possuindo a manutenção relativamente barata e simples, a depender de alguns critérios como a marca e as peças, proporciona um bom custo-benefício para o seu comprador.

Leia também:  Ford F-150 Raptor terá um motor EcoBoost de 450 cavalos de potência

Além de ser uma ótima primeira moto para os iniciantes, também é uma boa escolha para aqueles que pretendem economizar em seu orçamento.


Honda CG 160


Outros Conteúdos Interessantes



Você gosta de carros e motos e escreve bem? Gostaria de escrever para nosso site e ser remunerado por isso? Então clique aqui e envie seu texto para avaliarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.