Recarga de carros elétricos em Postos Shell e Petrobras


A Petrobras e a Shell terão eletropostos ao longo dos próximos anos. Eles funcionarão como pontos de recarga rápida para veículos elétricos e devem oferecer também recargas ultrarrápidas.

O primeiro deste tipo já está em funcionamento na cidade de Roseira, interior de São Paulo, na Rodovia Presidente Dutra.


Segundo as informações divulgadas pela Vibra, uma empresa licenciada pela própria Petrobras, a meta é permitir que os donos de veículos elétricos possam recarregar os seus carros de maneira mais rápida. O carregador instalado no Posto Arco Íris, da Vai Dutra, representa o mais potente presente no trajeto entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.


É possível afirmar que este carregador possui três pontos de recargar distintos. Ele conta com os plugs considerados padrões, o CCS-2 e o CHAdeMO, além de possuir um conector do tipo 2. É interessante ressaltar que a potência máxima de saída do carregador é de 150 kW, fornecidos em corrente contínua. No caso da corrente alternada, ele consegue oferecer 43 kW. A depender do carro, a recarga pode ser feita em cerca de 80% em meia hora.


De acordo com a própria distribuidora, este eletroposto representa apenas o primeiro de uma série de 70. O planejamento afirma que eles devem ser construídos e devidamente instalados até o ano que vem. Além disso, grande parte deles, em média 50 eletropostos, devem ficar em rodovias. Isso acontecerá por o objetivo ser conectar sete estados brasileiros distintos, de modo que seja possível fazer uma cobertura completa das regiões Sudeste e Sul, chegando à cidade de Brasília. Uma vez que o projeto esteja concluído, a expectativa é seja criado um corredor com, em média, 9 mil km de extensão de postos deste tipo.


Leia também:  Parceria entre Mercedes e Nvidia visa criar os carros mais avançados do mundo

Entretanto, é interessante pontuar que os planos não param por aí. De acordo com o que foi ressaltado pela Vibra, em breve serão instaladas soluções de recarga também em locais públicos e urbanos. Isso será feito em parceria com uma startup, a EZVolt, que já conta com mais de 300 carregadores armazenados e está à esperada da instalação. A empresa em questão atualmente está presente em nove estados brasileiros distintos.

Por ora, é possível fazer a recarga de um carro elétrico do eletroposto Arco Íris, conforme o indicado anteriormente. Isso é completamente gratuito até o presente momento. Porém, é interessante ressaltar que o serviço passará a ser cobrado futuramente e o pagamento poderá ser feito através de um aplicativo desenvolvido para esta finalidade.

No que se refere à Shell, é válido citar que a empresa chegou a inaugurar ainda no início de junho um ponto de recarga em um posto localizado na Marginal Tietê, nos entornos da Ponte do Limão. Este local faz parte de um programa de eletromobilidade que recebeu o nome de Shell Recharge.

Ao encontro do que foi destacado, vale destacar que a Raizen, uma licenciada da Shell, também afirmou que os veículos mais modernos poderão recuperar boa parte da sua bateria neste posto em até 35 minutos, um tempo que pode ser considerado bastante curto. Isso acontecerá porque os carregadores possuem entre 50kW e 150W de potência.

O Shell Recharge também tem planos de aumentar a sua rede no futuro próximo. A partir deste aumento o projeto passará a contar com 35 pontos de recarga. Logo, diante dos fatos destacados, muitas pessoas podem acabar percebendo que está valendo a pena ter um carro elétrico, visto que essas facilidades tendem a tornar o trânsito com o veículo algo mais simples. A tendência é que a eletrificação traga uma série de benefícios para o meio ambiente e, portanto, se torne cada vez mais forte ao longo dos próximos anos.

Leia também:  VAR Passageiro - novo aplicativo de carona rival de Uber e 99 em Blumenau/SC



Outros Conteúdos Interessantes



Você gosta de carros e motos e escreve bem? Gostaria de escrever para nosso site e ser remunerado por isso? Então clique aqui e envie seu texto para avaliarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.