Novo SUV Citröen C4 X 2023 – sucessor do C4 Pallas?


Stellantis divulga novo Citröen C4 X, para lançamento na Europa e na China, inicialmente. Um “SUV sedan” de grande porte, para uma faixa de preço mais acessível.

Recentemente a Citröen divulgou um pouco mais do seu novo modelo que está sendo desenvolvido e será lançado em breve. O modelo está sendo comparado e destacado como o sucessor do C4 Lounge e C4 Pallas, e recebeu o nome de C4 X. Vale relembrar, que desde que o C4 foi lançado no mercado sempre existiu um sedã derivado deste desenvolvido na China, mas que nunca foi vendida na Europa, por exemplo.


Este mesmo processo aconteceu com o C4 Pallas, e depois novamente foi visto acontecendo com o C4 Lounge. Os dois, entretanto, foram vendidos no Brasil. Mas agora, com o lançamento do C4 X, que acontecerá em breve, a empresa tem traçado um novo plano ao que parece. Isso, pois o modelo em questão assumirá um papel diferenciado para a marca, será tido como um “SUV sedã”, e ao que parece aparecerá pela Europa também. No Brasil, entretanto, agora há uma dúvida se o carro será lançado, e, portanto, é preciso aguardar por maiores novidades.


Em um primeiro momento pode parecer um pouco estranha esta mistura, e de fato, há de se considerar que ela é no mínimo bem peculiar. Mas a Citröen tem traçado este plano com intuito de tornar o modelo um pouco mais acessível. Outro detalhe destacado pela marca a respeito desta decisão curiosa é de que o modelo será direcionado um mercado particular, como alternativa para as massas de hatches e SUVs que estão sendo oferecidos, portanto, ao que parece é uma tentativa curiosa da Citröen de atingir determinados mercados e públicos.


Leia também:  Novo Chevrolet Cruze 2015 foi visto na China

O C4 X seria uma espécie de sedã aventureiro, algo poucas vezes tentando na indústria automobilística e que nunca chegou a ganhar tração. No entanto, a traseira do modelo conta um diferencial que faz com que ele tenha este ar de cupê, pois tem o terceiro volume acompanhando a inclinação do vidro traseiro. Na parte das lanternas, estas se mostram um pouco mais esticadas e possuem alguns pontos em que se assemelham bastante com o C3 brasileiro.


Outro detalhe que se pode notar é que o nome da marca, Citröen, aparece bem estampado na tampa traseira do veículo, um ponto que faz com que os motoristas fãs da marca se lembrem rapidamente do C4 Lounge, que também contava com esta particularidade. Apesar disso, não se tem um vidro traseiro côncavo.

Alguns outros detalhes a respeito do C4 X também já podem ser conhecidos. Ele possui cerca de 26 cm a mais do que os demais modelos citados, chegando assim a 4.60 m de comprimento. Mas o entre-eixos foi mantido igual aos demais. O que muda, realmente, nestes aspectos, é a respeito da coluna C para trás. Por mais que conte com alguns detalhes que podem gerar uma comparação com o Peugeot 408, na realidade o C4 X está usando da base do Peugeot 208. A plataforma usada é a CMP para modelos mais compactos.

Há de se destacar que as versões do modelo citado, que são a combustão, contam com um motor 1.2 PureTech, com três cilindros turbo em versão de 100 cv e 120 cv. O modelo elétrico, e-C4 X por sua vez, conta com motor de 136 cv e 26,5 kgfm, que faz com que ele seja, neste quesito, igual ao Peugeot e-208 que está sendo vendido no Brasil atualmente, com uma autonomia de 360km.

Leia também:  Novo STR Viper 2013 - Venda e Preço no Brasil

Se for lançado no Brasil, a expectativa é de que não seja muito mais caro que um C4 Cactus.


Citröen C4 X frente

Citröen C4 X traseira


Outros Conteúdos Interessantes



Você gosta de carros e motos e escreve bem? Gostaria de escrever para nosso site e ser remunerado por isso? Então clique aqui e envie seu texto para avaliarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.